aparelho fixo ou aparelho invisivel

aparelho fixo ou aparelho invisível: como decidir?

entenda melhor as diferenças entre o aparelho tradicional metálico e o aparelho transparente, também conhecido como alinhador invisível

Para quem sempre teve vontade de alinhar os dentes, essa ainda pode ser uma grande dúvida: optar pelo tratamento convencional com o aparelho fixo ou iniciar uma jornada com o aparelho dental transparente, uma opção mais moderna no mercado?

A verdade é que a tecnologia já avançou muito e tem desenvolvido novas técnicas para o mercado da ortodontia. Por isso, é importante saber bem as diferenças entre os tipos de aparelhos, para que você possa ter a melhor experiência possível na hora de alinhar o seu sorriso.

Neste artigo, vamos te apresentar quais são as principais características do aparelho fixo metálico e como esse tipo de tratamento ortodôntico se diferencia do aparelho transparente, também chamado de alinhador invisível.

aparelho fixo

como funciona o aparelho fixo metálico?

O aparelho fixo é o aparelho mais tradicional do mercado. Ele é o mais conhecido por oferecer o “sorriso metálico” e é muito utilizado na adolescência. São utilizados bráquetes em todos os dentes - ligados pelo arco ortodôntico, que orienta quais as movimentações vão acontecer.

Neste método, são usadas as tradicionais borrachinhas coloridas para envolver os bráquetes e prender esse fio metálico, sendo por isso não tão estético quanto outras opções de tratamento disponíveis na ortodontia.

No final da arcada dentária - nos dentes superiores e inferiores - são colocados anéis de metal, chamados de “banda”, que sustentam a estrutura e dão maior estabilidade para os arcos.

quais casos são tratados com o aparelho fixo?

O aparelho ortodôntico fixo é recomendado para a maioria dos casos ortodônticos, sobretudo adolescentes e adultos que já contam com dentição permanente e a estrutura da arcada bem formada. Caso o paciente não apresente problemas clínicos (como cáries, gengivite, etc), não há qualquer contra indicação para esse tipo de tratamento.

A seguir, listamos alguns casos mais comuns em que é recomendado o uso do aparelho ortodôntico fixo. São eles:

mordida cruzada

Mordida cruzada acontece quando alguns dentes superiores estão encaixados para dentro dos dentes inferiores, causando um cruzamento na mordida. Em casos muito severos, pode pode causar desgaste nos dentes e na gengiva, levando à consequências como perda óssea e doenças periodontais.

mordida profunda

A mordida profunda acontece quando os dentes de cima cobrem totalmente os dentes de baixo, na posição de mordida. Em casos de mordida muito profunda, pode chegar a causar desgaste nos dentes e problemas na articulação do maxilar.

apinhamento

O apinhamento dental trata-se da condição dentária em que os dentes são tortos. Também chamado de "dentes encavalados", o apinhamento acontece quando não há espaço suficiente na arcada dentária, e os dentes acabam ficando mal posicionados.

mordida aberta

A mordida aberta trata-se de uma condição dentária em que os dentes não se tocam na frente, em posição de mordida. Normalmente, pode causar problemas de mastigação de certos alimentos e da fala, por conta da posição da língua, que fica entre os dentes.

overjet

Quando em posição de mordida, os dentes superiores ficam projetados em relação aos inferiores, dando a impressão do queixo estar para dentro. Em casos mais severos, pode impedir o fechamento dos lábios e causar dores nas articulações da mandíbula.

diastema

Sabe aquele espacinho entre os dentes frontais? Isso se chama diastema. A condição é causada por desalinhamento ou pela perda de um ou mais dentes, causando espaçamento entre os dentes.

quanto custa para colocar o aparelho fixo?

O custo para a colocação do aparelho fixo pode variar entre os consultórios. No entanto, é imprescindível analisar que neste valor geralmente não estão incluídas as consultas presenciais para manutenção do aparelho, que são feitas mensalmente. O valor da manutenção também varia entre os profissionais.

diferenças entre o aparelho fixo e o aparelho transparente

Ao comparar o aparelho fixo metálico e o aparelho transparente, também conhecido como aparelho invisível, é possível identificar facilmente as diferenças. Isso porque apesar de ambos possuirem uma mesma proposta de alinhamento dos dentes, mao mesmo tempo também possui estruturas e materiais completamente diferentes.

O aparelho invisível é uma opção de tratamento ortodôntico mais estético pela sua transparência e pela ausência de fios metálicos e bráquetes no sorriso. Ele é removível, o que facilita a higienização dos dentes na rotina e ainda garante uma maior praticidade na rotina. A seguir, listamos outros pontos super importantes na hora de comparar os tipos de tratamento.

qual o aparelho dental mais rápido?

Enquanto o tratamento com o aparelho fixo convencional dura em média 2 anos, o aparelho transparente apresenta resultados a partir do 1° mês de tratamento. A média de duração de jornada é de cerca de 8 meses para os casos mais simples, chegando a 18 meses para casos mais complexos de alinhamento, espaçamento e mordida.

qual o aparelho mais confortável?

O aparelho invisível se destaca pelo conforto por não precisar de bráquetes ou fios metálicos para realizar as movimentações. Além disso, o material utilizado normalmente é o poliuretano, um material mais confortável e que se envolve nos dentes causando ainda mais precisão na movimentação, já que é feito sob medida para os dentes do paciente.

qual o aparelho mais discreto?

O aparelho fixo não é denominado como estético justamente por conter os bráquetes, fios metálicos e também as tradicionais borrachinhas coloridas. Com os alinhadores invisíveis, você garante mais discrição na hora de alinhar o seu sorriso, já que ele fica praticamente imperceptível nos dentes.

qual aparelho dental tem melhor custo?

Para analisar o preço do aparelho fixo é necessário avaliar o valor da colocação do aparelho mais o custo das consultas de manutenção, que acontecem pelo menos 1 vez ao mês. Aqui na SouSmile, o valor inclui não só todas as fases do aparelho dental transparente como também todas as consultas, sejam elas presenciais ou virtuais

qual aparelho dental tem melhores resultados?

Com os alinhadores invisíveis, o planejamento do caso é feito de forma digital, através de um software virtual. Sendo assim, antes de iniciar o tratamento é possível visualizar uma simulação de como ficará o seu sorriso no final da jornada

por que o aparelho invisível é mais rápido que o fixo?

Como foi dito acima, a previsibilidade e a rapidez são fatores importantes e que se destacam no tratamento com o aparelho transparente. Neste sentido, vale explicar o por quê dessa rapidez.

Através do planejamento digital, feito em software de computador, os ortodontistas responsáveis planejam o que cada dente deve realizar de movimento para alcançar a posição desejada, sendo por isso o motivo de você poder saber qual o tempo estimado de tratamento e como vai ficar o seu sorriso após o tratamento.

Com isso, mais o tratamento feito por fases, o paciente consegue garantir uma jornada ortodôntica bem mais rápida. A troca de fases acontece a cada 14 dias e a força aplicada fica sob toda a arcada durante todo esse período.

O aparelho fixo metálico ainda tem um tempo de duração de tratamento com uma média muito acima das opções mais modernas do mercado.

Neste sentido, a duração média de tratamento ortodôntico com este tipo de aparelho dura em torno de 1 a 3 anos de tratamento, dependendo do caso e principalmente da disciplina do paciente, que precisa manter a frequência mensal de ida aos dentistas para a realização das manutenções.

qual o melhor tipo de aparelho dental?

O melhor aparelho dental é aquele que se adequa melhor às expectativas do paciente com o resultado e com a jornada como um todo. Sendo assim, é imprescindível uma conversa entre o dentista e o paciente, para que ambos avaliem juntos qual a opção mais indicada para o caso, levando em consideração a complexidade e o que é essencial para quem está usando o aparelho.

tipos de aparelhos esteticos

revele seu sorriso sem bráquetes e metais

agende sua pré-avaliação virtual e saiba qual plano do aparelho invisível seu sorriso se encaixa