Existem diversas formas de não ter mais o espaço entre os dentes. Desde técnicas com um objetivo mais estético, até aquelas que corrigem apenas a área que pode ser propícia à riscos na saúde bucal.
Veja quais são essas técnicas para tratar o problema:
restauração dentária
A restauração dentária é recomendada principalmente para quem deseja uma solução rápida e estética. Trata-se de um procedimento realizado em uma única consulta com o dentista, em que o espaço é corrigido com a aplicação local de resina no dente. Normalmente indicado para fechamentos de pequenos espaços.
lente de contato dental
As lentes de contato dental estão se popularizando nos últimos tempos. A técnica propõe um novo visual para o paciente, otimizando principalmente resultados estéticos para diastema. Neste caso, é uma possibilidade que aproveita o que tem uma correção marcante não só no formato dos dentes, como também na cor, que já o sorriso fica bem mais branquinho.
faceta de porcelana
A faceta de porcelana pode ser confundida com a lente de contato dental, mas nesse caso a diferença está nos desgastes dentários. O procedimento é indicado para para a correção de problemas severos na cor e forma dos dentes, originados por falhas em tratamentos clínicos como colocação de canal, flúor e outros problemas de formação do esmalte e dentina.
faceta de resina
A faceta de resina é um procedimento que anda bastante popular pelas transformações de impacto realizadas de forma instantânea nos consultórios odontológicos. A técnica é indicada para correções severas de espaços entre dentes que também precisam de uma recuperação do esmalte dentário, responsável pela proteção dos dentes.
fragmento cerâmico
O fragmento cerâmico trata-se de uma restauração dentária em porcelana. A técnica tem maior durabilidade e apresenta resultados visivelmente estéticos.
É recomendado para pequenos ou médios espaçamentos entre dentes e ainda para correções de cor e forma dos dentes.
cirurgia para remoção do freio labial
Como foi dito acima, as anormalidades do freio labial podem levar ao diastema. Por isso, realizar essa cirurgia pode ser super indicado para quem tem essa condição dentária.
O procedimento cirúrgico pode ser essencial para resultados mais estéticos, no entanto também pode melhorar a fala do paciente. A cirurgia é feita para remover as inserções musculares profundas localizadas entre dentes que impedem os contatos dentários laterais através de movimentações ortodônticas.
tratamento ortodôntico
O tratamento ortodôntico é o mais recomendado para o fechamento do diastema. Isso porque usar o aparelho pode modificar a arcada dentária e proporcionar ao paciente mais qualidade de vida, já que esses problemas de alinhamento e espaçamento podem ter diversos impactos na saúde como um todo.
Listamos alguns tipos de tratamento ortodôntico, veja a seguir.