Aparelho autoligado ou aparelho invisível: como decidir?

Saiba tudo sobre o aparelho autoligado e as diferenças para o aparelho transparente, também chamado de alinhador invisível.

categoria Ortodontia

tempo de leitura 8 minutos

por Marina Mendes

aparelho-autoligado-ou-aparelho-invisivel

O que é aparelho autoligado?

A tecnologia no universo da ortodontia auxilia e muito para que cada vez mais os tratamentos ortodônticos sejam descomplicados e mais eficazes para os pacientes. Um desses avanços foi a criação do aparelho autoligado, uma opção bem parecida com o aparelho fixo convencional, mas que ainda sim tem suas diferenças e algumas vantagens em comparação ao modelo tradicional.

Neste artigo, vamos te guiar para entender o que é o aparelho autoligado, quando o dispositivo é indicado e quais são as suas diferenças em comparação ao modelo fixo tradicional e em relação ao aparelho transparente.

Quando o uso do aparelho autoligado é indicado?

O aparelho autoligado tem as mesmas indicações que o aparelho convencional fixo. No entanto, no caso deste método de tratamento, os bráquetes sustentam o arco ortodôntico do aparelho através de pequenas estruturas que já estão acopladas no próprio fio, dispensando assim as tradicionais borrachinhas coloridas e se configurando como mais estético.

A técnica garante mais estabilidade que o aparelho fixo tradicional, com as manutenções sendo feitas a cada 3 meses. Outro ponto de destaque é o tempo de duração do tratamento, que é 30% mais rápido que o convencional.

aparelho-autoligado-ou-aparelho-invisivel

Casos tratáveis

O aparelho autoligado, assim como o aparelho fixo metálico, funciona para a maioria dos casos ortodônticos. Com ele, é possível tratar casos de oclusão com correção de mordida, apinhamento (dentes tortos) e espaçamento entre os dentes, de forma até mais rápida do que com o aparelho fixo convencional.

Dessa forma, o aparelho autoligado é recomendado para a maioria dos casos ortodônticos.

Veja aqui os casos mais comuns para o aparelho autoligado

  • Mordida profunda: Também conhecida como sobremordida, essa condição acontece quando os dentes de cima cobrem totalmente os dentes de baixo, na posição de mordida.

  • Apinhamento: Também conhecido como dentes encavalados, é quando não há espaço suficiente na arcada dentária, e os dentes acabam ficando tortos ou mal posicionados.

  • Mordida cruzada: Quando alguns dentes superiores estão encaixados para dentro dos inferiores, causando um cruzamento na mordida.

  • Diastema: É o espaço que fica entre os dentes, causado por desalinhamento ou pela perda de um ou mais dentes.

  • Mordida aberta: Quando os dentes não se tocam na frente, em posição de mordida. A mordida aberta pode causar problemas de mastigação de certos alimentos e da fala, por conta da posição da língua.

Preço do aparelho ortodôntico

Quanto custa o aparelho autoligado?

O valor do aparelho autoligado pode variar de acordo com a marca escolhida e o material desejado – que pode ser de metal, de cerâmica ou plástico. Em todas essas situações, o custo tende a ser maior que o do aparelho fixo tradicional.

Comparando com o aparelho fixo metálico:

O que você precisa saber antes de escolher entre o aparelho fixo e o aparelho autoligado

A grande diferença entre o aparelho autoligado e o aparelho fixo está na estrutura do aparelho. No caso do aparelho autoligado, o dentista fixa o fio do arco ortodôntico diretamente nos bráquetes, que têm um aspecto de clique e dispensa as famosas borrachinhas do aparelho fixo metálico, chamadas de ligaduras elásticas.

Com essa ausência da borrachinha, o atrito entre o arco ortodôntico e os braquetes é menor, fazendo com que a aplicação de pressão seja consideravelmente inferior do que seria com o aparelho fixo. Sem tensão e com uma força sendo aplicada de forma gradual, o paciente sente menos e fica menos sensível ao longo do tratamento.

Além desse maior conforto, o aparelho autoligado possui ainda a possibilidade de movimentação mais fácil, que também diminui o tempo de tratamento.

Quais as vantagens e desvantagens do aparelho autoligado?

Saiba se o aparelho autoligado vale a pena para você!

Selecionamos algumas características interessantes do aparelho autoligado, que se destacam principalmente na comparação com o aparelho fixo metálico. Confira a seguir:

Confortável

O aparelho autoligado normalmente dá ao paciente uma sensação inferior de dor e de incômodo, bem diferente dos pacientes que usam o aparelho fixo metálico. Isso porque neste tipo de tratamento a aplicação de força para a movimentação dos dentes é bem menor.

Importante destacar que isso não invalida o aparelho tradicional. Apesar de trazer um desconforto maior, por conta do fio metálico, a dor costuma estar mais presente apenas após a colocação e de consultas de manutenção.

Discreto

Os bráquetes menores fazem com que o aparelho autoligado seja uma alternativa muito mais discreta, sendo indicado para quem não se sente bem com opções muito chamativas ou simplesmente não pode (por razões de trabalho, por exemplo) tê-las em sua boca.

Você se encaixa nesses grupos? Se sim, converse com o dentista responsável pela sua avaliação e veja se essa é ou não uma opção viável para o seu tratamento.

Higienização dos dentes mais eficaz

O aparelho autoligado não usa os elásticos tão comuns no aparelho tradicional. Isso faz com que a higienização seja muito mais simples, minimizando, também, o risco de acúmulo de bactérias.

Isso não quer dizer que é possível descuidar da limpeza bucal, hein? Os cuidados permanecem os mesmos, e é fundamental seguir todas as orientações do seu dentista.

Rapidez

O tratamento ortodôntico feito com o aparelho autoligado é muito mais rápido se comparado à outros tipos de aparelho disponíveis no mercado. A movimentação dos dentes neste tipo de jornada acaba sendo mais fluida e trazendo ótimos resultados para os pacientes.

Consulte o seu dentista antes de escolher o tratamento ortodôntico ideal

Importante ressaltar que para escolher o aparelho ortodôntico perfeito para você, isso só pode acontecer a partir de uma troca efetiva entre paciente e profissionais da Odontologia, especializados em ortodontia. Vocês precisam pensar juntos quais são as preferências, expectativas e principalmente condições ideiais, para que assim seja escolhida a alterna mais viável e mais a ver com o estilo de vida do paciente.

Comparação com o aparelho transparente

Diferenças do aparelho autoligado para os alinhadores invisíveis

Os alinhadores invisíveis, também chamado de aparelho invisível, apresenta significativas diferenças quando comparado ao aparelho autoligado. Por ser uma opção de tratamento ortodôntico mais estética pela sua transparência e pela ausência de fios metálicos e bráquetes no sorriso, é até difícil comparar os dois tratamento em aspecto de aparência, já que suas estruturas tem propostas completamente opostas.

O aparelho transparente é removível e completamente discreto, enquanto o aparelho autoligado apesar de não aparecer tanto quanto o fixo, ainda tem seu fio metálico e bráquetes colados no dente.

Neste sentido, listamos aqui alguns pontos importantes para níveis de comparação entre os tipos de tratamento ortodôntico. São eles:

Conforto

A ausência de borrachinhas causa uma diminuição significativa das forças aplicadas sobre os dentes. Ainda sim, o aparelho autoligado permanece com o arco ortodôntico metálico, enquanto os alinhadores invisíveis são feitos de Poliuretano, um material mais confortável e feito sob medida para o seu sorriso.

Transparência

Os bráquetes podem ser transparentes no aparelho autoligado, mas os alinhadores invisíveis dispensam a necessidade deles. Em termos de discrição, os alinhadores são mais discretos que o aparelho autoligado, pois apesar de ser mais estético ainda possui características do aparelho convencional.

Preço

Para analisar o preço do aparelho autoligado é necessário avaliar o valor da colocação do aparelho mais o custo das manutenções. Aqui na SouSmile, o valor inclui não só todas as fases do aparelho dental transparente como também todas as consultas, sejam elas presenciais ou virtuais

Previsibilidade

Com os alinhadores invisíveis, o planejamento do seu caso é feito de forma digital, através de um software virtual. Sendo assim, antes de iniciar o tratamento é possível visualizar uma simulação de como ficará o seu sorriso no final da jornada

Qual o melhor tratamento ortodôntico?

Como foi dito acima, existem diversas possibilidades no mercado da ortodontia que facilitam a vida do paciente e do dentista na hora de analisar qual tipo de aparelho escolher para corrigir casos dentários.

Em primeiro lugar, é essencial dizer que esta dúvida é até esperada quando vai se iniciar uma jornada de tratamento ortodôntico. Por isso, é fundamental uma conversa franca entre paciente e dentista, para que os dois juntos cheguem à uma conclusão que leve em conta as particularidades e individualidade do paciente.

É necessário avaliar e pensar em quais são os resultados estéticos esperados, se o valor do aparelho ortodôntico é possível para o paciente e também no tempo de duração do tratamento.Além disso, a durabilidade e a praticidade para o cotidiano, também são questões que precisam ser analisadas com calma entre profissional e cliente.

Perguntas frequentes FAQs:

  1. O que é um aparelho autoligado?

    Um aparelho autoligado é um tipo de aparelho ortodôntico utilizado para corrigir a posição dos dentes e a mordida. A principal diferença em relação aos aparelhos tradicionais é a ausência de ligaduras elásticas, pois os braquetes possuem mecanismos que prendem os fios de forma automática.

  2. Como funciona um aparelho autoligado?

    O aparelho autoligado utiliza pequenos dispositivos integrados nos braquetes para prender os fios ortodônticos. Isso elimina a necessidade das ligaduras elásticas tradicionais, o que resulta em menos atrito e movimentos dentários mais eficientes.

  3. Quais são os benefícios de um aparelho autoligado?

    Alguns dos benefícios incluem menor tempo de tratamento, menos consultas de ajustes, maior conforto para o paciente devido à redução do atrito e, em alguns casos, menos extrações dentárias são necessárias.

  4. O aparelho autoligado é indicado para todos os casos ortodônticos?

    Embora o aparelho autoligado seja uma opção eficaz para muitos casos, nem todos os tipos de problemas ortodônticos podem ser tratados com esse tipo de aparelho. O ortodontista irá avaliar cada caso individualmente.

  5. O tratamento com aparelho autoligado dói?

    Assim como com qualquer tipo de aparelho ortodôntico, pode haver algum desconforto inicial e sensibilidade nos dentes após a colocação ou ajustes. No entanto, a maioria dos pacientes se adapta rapidamente.

  6. Como é feita a manutenção de um aparelho autoligado?

    A manutenção de um aparelho autoligado é realizada por um ortodontista durante as consultas de acompanhamento. Como não há ligaduras elásticas, os ajustes tendem a ser mais rápidos e menos desconfortáveis.

  7. Quanto tempo dura o tratamento com aparelho autoligado?

    A duração do tratamento varia de acordo com a complexidade do caso e as necessidades individuais do paciente. Em geral, o tempo de tratamento com aparelho autoligado pode ser menor em comparação com os aparelhos tradicionais.

  8. Há alguma restrição alimentar durante o tratamento com aparelho autoligado?

    Embora não haja restrições tão rígidas como em alguns tipos de aparelhos, ainda é recomendado evitar alimentos pegajosos, duros ou muito açucarados, para preservar a integridade do aparelho e manter a higiene bucal adequada.

Confira outros conteúdos:

Aparelho fixo ou aparelho invisível: como decidir?

Casos tratáveis

O que é apinhamento dental?

O que é diastema?

O que é mordida profunda ou sobremordida?