contencao-ortodontica

o que é apinhamento dental?

saiba por que acontece o apinhamento dental e como resolver os dentes tortos

o que é apinhamento dental?

Apinhamento dental é uma condição dentária em que o paciente não possui espaço suficiente na sua arcada para que os seus dentes fiquem retinhos.

As causas são diversas e os níveis de complexidade também, sendo bem comum que o apinhamento seja um fator importante para a decisão de iniciar um tratamento para alinhar os dentes.

“Quando a dentição muda e se torna permanente, os dentes nascem ocupando os espaços que eram dos de leite, mas nem sempre esse espaço é suficiente. Como resposta biológica, o dente faz inclinações e giros para que essa acomodação seja feita”, explica a dentista SouSmile Gabriela Prado.

Apesar de muito atrelado ao ponto de partida estético, é importante dizer que o apinhamento dental pode também causar problemas de saúde bucal, como cáries, acúmulo de tártaro, complicações na gengiva e até mesmo danos à respiração.

Saiba como tratar o apinhamento dental

Para corrigir casos de apinhamento dental, é necessário que o indivíduo busque um tratamento ortodôntico ideal para o seu sorriso, que deve ser feito sob supervisão de um profissinal ortodontista.

Esta missão pode ser mais fácil nos dias de hoje, já que existem diversos tipos de tratamento oferecidos nos consultórios odontológicos. Com o avanço da tecnologia, quem decide colocar aparelho nos dentes tem mais opções que no passado, em que o aparelho fixo normalmente era o mais indicado para todos os tipos de casos, sobretudo para apinhamento dental.

Assim como outros problemas dentários, o apinhamento dental é uma condição que tem tratamento e que pode ser resolvida. Neste sentido, uma das principais formas de corrigir os dentes é optar pelo tratamento ortodôntico.

A seguir, listamos tipos de tratamento ortodôntico que podem ser possibilidades para o paciente que deseja alinhar os dentes.

aparelho fixo

O aparelho fixo exerce pressão sobre a arcada dentária através do fio metálico e dos bráquetes. Normalmente, é recomendado para pacientes que precisam corrigir tanto os dentes tortos quanto a má oclusão (ação de abrir e fechar a boca).

aparelho lingual

Este tipo de tratamento tem uma técnica bem semelhante à técnica do aparelho fixo, no entanto, ele não aparece no sorriso. Pode ser indicado para quem precisa corrigir problemas na dentição, a exemplo do apinhamento, no entanto é para quem não quer ter o sorriso metálico.

O aparelho fica na parte interna dos dentes, diretamente em contato com a língua.

aparelho móvel

O aparelho móvel é um dispositivo removível feito sob medida. Ele fica encaixado no céu da boca e pode ser retirado na hora das refeições. Neste caso, o tratamento é recomendado para estimular ou inibir o desenvolvimento da dentição em relação à arcada. Muito indicado para crianças e adolescentes, o aparelho móvel corrige o apinhamento e outros problemas de raiz ortodôntica.

aparelho invisível

O aparelho invisível é a opção mais moderna do mercado da ortodontia. Também chamado de alinhador invisível ou aparelho transparente, a técnica consiste em aplicar pressão no dente que precisa se alinhar, diferente dos outros tipos de aparelho que exercem uma pressão sob toda a arcada.

O aparelho invisível é recomendado para casos leves a severos de apinhamento dental. O maior benefício em relação aos outros tipos de aparelho é princioalmente a rapidez, já que ele alinha os dentes em cerca de 8 meses.

O apinhamento dental é considerado algo comum, principalmente durante a infância. No entanto, é importante olhar para a condição dentária com um certo tipo de preocupação.

De acordo com ortodontistas, o paciente com os dentes tortos pode ter mais dificuldade para realizar uma higienização adequada e eficiente, o que aumenta a placa bacteriana e ontribui para o surgimento de cálculo dental, infecções na gengiva, e até mesmo problemas de mordida.

mulher com aparelho transparente

revele seu sorriso com transparência

diga adeus ao apinhamento dental com o aparelho invisível