saiba se o aparelho autoligado vale a pena para você!
Selecionamos algumas características interessantes do aparelho autoligado, que se destacam principalmente na comparação com o aparelho fixo metálico. Confira a seguir:
confortável
O aparelho autoligado normalmente dá ao paciente uma sensação inferior de dor e de incômodo, bem diferente dos pacientes que usam o aparelho fixo metálico. Isso porque neste tipo de tratamento a aplicação de força para a movimentação dos dentes é bem menor.
Importante destacar que isso não invalida o aparelho tradicional. Apesar de trazer um desconforto maior, por conta do fio metálico, a dor costuma estar mais presente apenas após a colocação e de consultas de manutenção.
discreto
Os bráquetes menores fazem com que o aparelho autoligado seja uma alternativa muito mais discreta, sendo indicado para quem não se sente bem com opções muito chamativas ou simplesmente não pode (por razões de trabalho, por exemplo) tê-las em sua boca.
Você se encaixa nesses grupos? Se sim, converse com o dentista responsável pela sua avaliação e veja se essa é ou não uma opção viável para o seu tratamento.
higienização dos dentes mais eficaz
O aparelho autoligado não usa os elásticos tão comuns no aparelho tradicional. Isso faz com que a higienização seja muito mais simples, minimizando, também, o risco de acúmulo de bactérias.
Isso não quer dizer que é possível descuidar da limpeza bucal, hein? Os cuidados permanecem os mesmos, e é fundamental seguir todas as orientações do seu dentista.
rapidez
O tratamento ortodôntico feito com o aparelho autoligado é muito mais rápido se comparado à outros tipos de aparelho disponíveis no mercado. A movimentação dos dentes neste tipo de jornada acaba sendo mais fluida e trazendo ótimos resultados para os pacientes.
consulte o seu dentista antes de escolher o tratamento ortodôntico ideal
Importante ressaltar que para escolher o aparelho ortodôntico perfeito para você, isso só pode acontecer a partir de uma troca efetiva entre paciente e profissionais da Odontologia, especializados em ortodontia. Vocês precisam pensar juntos quais são as preferências, expectativas e principalmente condições ideiais, para que assim seja escolhida a alterna mais viável e mais a ver com o estilo de vida do paciente.