aparelho invisivel são paulo

por que alinhar os dentes?

Entenda os principais motivos para alinhar dentes e o que fazer para ter o sorriso alinhado

Há quem goste de dar aquela gargalhada com amigos, ou de abrir um sorrisão na hora da foto. Porém, há também quem prefere esconder os dentes, por insegurança e medo de mostrar o sorriso.

Isso acontece por conta de possíveis desconfortos com a posição dos dentes, que podem não estar tão retinhos.

Neste sentido, a principal opção é apostar nos tratamentos ortodônticos, em que você pode alinhar dentes e conquistar a autoestima e confiança que você merece.

Neste artigo, vamos te apresentar os motivos para alinhar os dentes, e ainda te explicar por que é tão importante ter um sorriso alinhado, evitando doenças bucais e outras complicações na sua saúde como um todo. Continue a leitura para saber mais!

por que alinhar dentes?

Ter o sorriso alinhado ajuda sim na estética, isso é um fato.

No entanto, vai muito além disso. Existem diversos benefícios que podem parecer pequenos, mas que fazem sim toda a diferença para a sua saúde bucal. São eles:

a escovação dos dentes fica mais fácil

Alinhar os dentes torna muito mais fácil a higienização do seu sorriso, já que você não tem mais obstáculos para passar o fio dental ou a escova de dente.

É claro que ainda é preciso fazer uma limpeza caprichada diariamente, além das visitas semestrais ao dentista, para manter uma boa saúde bucal.

Porém, já é comprovado que alinhar dentes pode impedir a proliferação de bactérias na boca e diminuir as chances de doenças e inflamações bucais.

dentes alinhados tem menos acúmulo de placa bacteriana

Dentes tortos ou espaçados favorecem o acúmulo de placa bacteriana e isso causar cáries, tártaro e problemas de gengiva.

Dependendo da posição dos dentes, é possível sobrar restos de alimentos após as refeições - por isso é importante ter o sorriso alinhado.

menos problemas na mordida

A posição correta dos dentes também melhora a mordida, a mastigação dos alimentos e a faz com que você aplique a força certa na mandíbula.

Quando o sorriso está torto, a mordida pode ficar desencaixada, provocando dores nas articulações e outros incômodos na região.

alinhar os dentes aumenta a autoestima e confiança

Se você esconde o sorriso por não gostar da aparência e posição dos seus dentes, isso pode prejudicar sua visão de si mesmo e consequentemente a sua autoestima.

Alinhar dentes pode ser fundamental nesse sentido, te dando uma sensação de bem-estar e satisfação com o seu sorriso.

Leia mais: Quanto tempo demora para alinhar os dentes?

Quanto custa para alinhar os dentes com o aparelho invisível?

mulher sorrindo com aparelho transparente

mitos e verdades sobre dentes tortos

Quem tem os dentes tortos, já pode ter esbarrado com algumas teorias sobre o que ter dentes desalinhados pode causar à saúde.

Por isso, selecionamos uma pequena lista para dizer de uma vez por todas o que é mito e o que é verdade.

quem tem dentes tortos pode ter mais dores de cabeça?

Verdade. As dores de cabeça podem ter uma relação com a mordida, já que dentes tortos podem causar problemas pela disfunção temporomandibular, conhecidas como ATPM (Articulação Temporomandibular).

É por essa articulação que a mandíbula se liga ao crânio, movendo a para frente, para trás e para os lados.

Qualquer problema que impeça funcionamento adequado deste sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos, dá a sensação de mandíbula solta, que pode estalar e até travar em alguns momentos durante a fala.

A causa exata desta disfunção, em geral, é difícil ser identificada pois apresenta muitos fatores.

Porém, a dor de cabeça e de ouvido também, pode ser um sintoma. De qualquer forma, é importante destacar que apenas um profissional pode diagnosticar o verdadeiro problema.

quem tem dentes tortos pode ter mais dores nas costas?

Mito. Até o momento não existe nenhum tipo de evidência científica de que dores nas costas podem ser associadas a dentes tortos.

Não existem registros de que má oclusão dos dentes podem se relacionar com a musculatura da cabeça, pescoço e refletir na cervical.

respiração pela boca entorta os dentes?

Verdade. Ao respirar pela boca, você pode sim comprometer a posição dentes.

Com a boca entreaberta e a língua posicionada abaixo, podem acontecer diversas alterações que incluem a acomodação e o posicionamento dos dentes.

Apesar disser ser mais comum em em crianças, na época da formação da dentista, a boca aberta na maior parte do tempo pode causar consequências como céu da boca mais estreito e alto, que naturalmente pode gerar mordida cruzada ou aberta.

quanto custa para alinhar os dentes?

O valor de um tratamento ortodôntico pode variar por conta de vários aspectos: complexidade do caso, localização do consultório, experiência do profissional e principalmente a técnica escolhida.

De qualquer forma, esse tipo de informação exata não é explícita porque o órgão regulatório da odontologia não permite esse tipo de divulgação.

Saber quanto irá custar o pacote completo desde o início é muito importante, para que a pessoa consiga programar as finanças dos meses em que terá a despesa com o aparelho ortodôntico. Sendo assim, é preciso analisar o custo com o aparelho, se há manutenção e ainda os valores de exames essenciais, que também precisam estar nesse orçamento.

verdadeiras causas para dentes dortos

Os dentes podem ficar desalinhados na arcada dentária por uma série de fatores.

Entre eles estão a herança genética, os hábitos de infância - como mamadeira, chupeta ou chupar o dedo; perda óssea conforme a faixa etária; casos de respiração oral - feita pela boca, e até mesmo o bruxismo.

Em pacientes que já utilizaram o aparelho ortodôntico para alinhar os dentes durante a infância ou adolescência, por exemplo, o desalinhamento pode ser causado pelo uso incorreto da contenção, que é essencial para estabilizar a movimentação dos dentes.

Na maioria dos casos, isso acontece por causa do nascimento dos sisos, que podem precisar de mais espaço do que existe na arcada dentária.

tipos de tratamento ortodôntico

A ortodontia evolui constantemente e atualmente apresenta diversos tipos de tratamentos ortodônticos feitos para alinhar os dentes.

Apesar de os dentistas normalmente indicarem a melhor opção para os pacientes, o avanço da tecnologia proporciona atualmente a possibilidade de escolher um formato de tratamento que se adequa também com o estilo de vida.

Os principais tipos de tratamento são:

aparelho fixo metálico

Modelo tradicional de tratamento. O aparelho fixo metálico é aquele em que o alinhamento é feito diretamente nos dentes e a movimentação acontece por meio de uma força mecânica.

São utilizados e bráquetes colados nos dentes unidos por um fio de metal.

aparelho fixo estético

O aparelho fixo estético segue os mesmos protocolos que o aparelho fixo convencional metálico.

Entretanto, esse tipo de aparelho dental foi desenvolvido como uma alternativa para os pacientes que não gostam da estética convencional do aparelho fixo. Atualmente existem dois modelos neste tipo de tratamento, são eles:

aparelho fixo de porcelana: os bráquetes tem um aspecto mais opaco e leitoso

aparelho fixo de safira: os bráquetes são mais transparentes, totalmente sem cor

aparelho autoligado

O aparelho autoligado é uma opção mais moderna de tratamento com adaptação fixada aos dentes.

Os bráquetes são menores e sua principal característica é não ter elásticos, as famosas “borrachinhas” que ficam presas no aparelho. O tempo de tratamento pode diminuir em até 35%, se comparado ao fixo convencional.

aparelho lingual

Apesar da semelhança com o modelo fixo tradicional, nesse tipo de tratamento os bráquetes são colocados do lado interno dos dentes, possibilitando que o paciente faça todo o tratamento sem mostrar que usa aparelho.

O modelo geralmente é indicado para atletas de esporte de alto impacto, para evitar qualquer tipo de lesão.

aparelho móvel

Normalmente é utilizado após o tratamento ortodôntico fixo. É indicado para manter e garantir os resultados alcançados pelo aparelho fixo, mas ele ainda difere da contenção, que é um ferrinho colado na parte interna dos dentes.

O aparelho móvel é também uma opção bastante utilizada em crianças.

aparelho invisível

O aparelho invisível substitui o fixo no alinhamento dos dentes e tem se tornardo um dos mais escolhidos nos últimos tempos, já que é super moderno, prático e **garante um melhor visual estético**.

Para quem tem receio do desconforto causado pelos aparelhos convencionais, ou prioriza um aparelho mais discreto, esse tipo de tratamento é uma ótima opção.

mão segurando o aparelho invisível SouSmile

Os alinhadores invisíveis tem como principal marca a transparencia e a movimentação dos dentes por etapas, também chamadas de fases. Sao feitos de poliuretano, um material mais confortável e que se molda nos dentes.

Veja mais benefícios:

  • Removível. O alinhador deve ser retirado para comer e escovar os dentes, o que facilita a higienização e não requer restrições alimentares. É possível tirar o aparelho para eventos pontuais, prática de esportes e refeições especiais, embora o uso recomendado seja de 22 horas por dia.

  • Rapidez. O tratamento com o aparelho invisível é mais rápido do que o fixo, pois o alinhador exerce uma força maior e mais direcionada nos dentes que precisam se movimentar. Tudo é planejado por ortodontistas experientes, e dá para ter uma estimativa do tempo de jornada e do resultado com a simulação 3D. O tempo médio de tratamento é de cerca de 8 meses.

  • Confortável. Sem bráquetes e fios de metal, que podem machucar a boca por dentro, o alinhador proporciona muito mais conforto, já que é feito com um material considerado padrão ouro no mercado ortodôntico. É possível sentir um leve incômodo ao trocar de fase dos alinhadores, mas isso é normal e significa que os dentes estão se movimentando.

existe idade certa para alinhar os dentes?

Em primeiro lugar, usar aparelho não é só coisa de adolescente. Ao contrário do que muita gente pensa, não existe uma fase certa para alinhar os dentes.

Claro que a idade muito avançada pode comprometer a movimentação dos dentes, mas mesmo adultos podem alinhar os dentes. Existem opções de tratamentos que são mais práticos e convenientes para a vida adulta, como o aparelho invisível, que é discreto no sorriso e mais rápido do que o aparelho convencional.

Leia mais: Quanto custa aparelho ortodôntico?

Mulher sorrindo com o aparelho transparente SouSmile

alinhe seus dentes com o aparelho invisível

dentes retinhos em cerca de 8 meses com toda transparência