aparelho de porcelana ou aparelho invisivel

aparelho ortodôntico estético: tipos e principais diferenças

conheça os aparelhos mais discretos da odontologia para seu sorriso

Na hora de escolher um tratamento ortodôntico, muita gente prioriza a estética do sorriso e foge dos aparelhos convencionais, que oferecem um sorriso metálico. Por isso, os tipos de aparelhos estéticos estão cada vez mais populares nos consultórios de dentistas.

Neste artigo, vamos te contar mais sobre os principais tipos de aparelhos estéticos, que se dividem entre fixos e móveis, e as maiores diferenças entre eles. Fique na leitura para saber mais!

o que é aparelho ortodôntico estético?

O aparelho ortodôntico estético trata-se de um modelo de aparelho mais discreto que o convencional, por isso a nomenclatura.

Pode apresentar a mesma estrutura do aparelho tradicional, ou seja, ser fixo, como pode também pode não ter a necessidade de bráquetes e ser removível.

No entanto, a discrição sempre será seu maior diferencial, pois em todos os tipos de aparelho estético o paciente passa pela correção ortodôntica sem um sorriso metálico.

Assim como os outros tipos de aparelho ortodôntico, o aparelho estético também busca corrigir problemas de alinhamento, espaçamento ou mordida. Sendo assim, trata casos como apinhamento, diastema, mordida aberta, mordida cruzada, sobremordida, etc.

Após o diagnóstico do dentista, qualquer paciente indicado ao uso do aparelho fixo pelo dentista pode ainda optar pelo aparelho estético, para se beneficiar de uma melhor autoestima, autoconfiança e bem-estar ao longo da jornada.

Para que haja o uso do aparelho sem futuras complicações, é necessário que os dentes e osso maxilar estejam em boas condições.

como-funciona-o-aparelho-dental-transparente

quais são as principais vantagens do aparelho ortodôntico estético?

Apesar da principal vantagem desse tipo de aparelho ser justamente essa estrutura mais simples e que não demarca uma aparência metálica no sorriso, o aparelho estético tem outro benefício essencial para quem está alinhado o sorriso: o tratamento costuma ser mais rápido que o aparelho convencional.

Embora o tempo de duração dependa do tipo de caso e da complexidade das movimentações, alguns tipos de aparelhos estéticos conseguem alinhar os dentes em meses, diferente de um aparelho fixo metálico, por exemplo. É como o caso dos alinhadores invisíveis, que alinham o sorriso em cerca de 8 meses.

aparelho-invisivel

quais são os tipos de aparelho ortodôntico estético?

Existem diversos modelos disponíveis no mercado para quem quer alinhar os dentes sem mostrar que está em um tratamento ortodôntico. Veja abaixo os tipos de aparelho estético.

aparelho fixo estético

O já conhecido aparelho fixo possui duas versões que ficam disfarçadas no sorriso. O que muda entre eles e o convencional é o material dos bráquetes, que podem ser de metal, plástico, porcelana ou safira - sendo que os dois últimos são praticamente da cor do dente.

Os aparelhos fixos estéticos também levam um fio de metal da mesma cor dos bráquetes, para melhorar ainda mais a aparência.

Além disso, eles podem ser convencionais, com os bráquetes envoltos por borrachinhas transparentes (que podem manchar com o tempo), ou na versão autoligada, ainda mais discreta e com resultados mais rápidos.

aparelho de safira

O aparelho de safira é um aparelho dental em que os bráquetes são feitos de cristal de safira - um material transparente e mais estético. Ele apresenta as mesmas indicações que o aparelho fixo e também precisa do arco ortodôntico em fio metálico para orientar as movimentações dos dentes, mas a sua principal diferença para o aparelho de porcelana é a sua cor translúcida.

Em questão de resistência, o método de safira é tão resistente quanto o convencional. No entanto, é necessário manter os cuidados com certos alimentos para não ter nenhum problema com os bráquetes.

O tratamento corrige todos os tipos de casos ortodônticos, dos simples aos mais complexos, tendo como proposta a discrição porém mantendo a mesma estrutura fixada nos dentes.

aparelho de porcelana

A porcelana tem um aspecto leitoso, o que pode deixar os bráquetes mais aparentes. Se os dentes estiverem um pouco amarelados, esse destaque fica ainda mais acentuado.

O valor, no entanto, costuma ser mais acessível do que o aparelho de safira. O aparelho de porcelana também trata a maioria dos casos ortodônticos, assim como o aparelho fixo metálico.

aparelho estetico

aparelho lingual

O aparelho lingual é igual ao fixo metálico, mas os bráquetes são colados na parte interna dos dentes, por dentro da boca.

O método surgiu e se popularizou nos anos 70, entre as celebridades de Hollywood, nos Estados Unidos, que queriam alinhar os dentes de forma discreta, sem usar o aparelho convencional.

No entanto, hoje em dia é muito usado para esportistas, que o utilizam para evitar lesões na boca durante os exercícios físicos.

aparelho lingual

aparelho invisível

O aparelho invisível, que também é chamado de aparelho transparente ou alinhador invisível, é a opção mais estética e discreta de tratamento ortodôntico. Sem bráquetes e fios de metal, o aparelho é usado pelo paciente por fases, fazendo com que seja necessário o uso de diversos alinhadores ao longo do tratamento.

É uma alternativa muito confortável e feita sob medida para cada caso, que atualmente tem sido considerada a mais moderna e tecnológica da odontologia.

Com esse tipo de tratamento, você consegue corrigir a maioria dos casos ortodônticos, desde alinhamento, espaçamento até casos de mordida, desde os casos mais leves até os mais severos.

homem sorrindo com o aparelho invisível SouSmile

qual o melhor tipo de aparelho estético?

A melhor forma de saber qual o aparelho mais indicado para você é indo até um profissional ortodontista. A avaliação de um especialista é fundamental para uma escolha assertiva de tratamento.

O dentista normalmente é quem vai apontar quais modelos são os mais indicados de acordo com as suas necessidades e expectativas com o tratamento. Assim, você irá avaliar entre tantas opções qual se sentirá mais confortável.

Como você pode perceber, os aparelhos ortodônticos com bráquetes estéticos são excelentes alternativas aos aparelhos metálicos convencionais. Portanto, se você busca uma opção que seja completamente imperceptível, a melhor opção seria os alinhadores invisíveis, que além da transparência, também facilitam muito a rotina, pelo fato de ser removível.

Ainda tem dúvidas sobre este tópico? Confira mais no nosso post que traz as principais diferenças entre aparelhos.

aparelho transparente como funciona

agende sua pré-avaliação

e descubra se o aparelho invisível é indicado para seu sorriso - não substitui a necessidade de fazer a avaliação presencial!