aplicação de gel de clareamento dental

o que é clareamento dental?

entenda como funciona e o passo a passo para dentes mais brancos

o que é clareamento dental?

O clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios odontológicos nos últimos anos.

Trata-se de um tratamento dental realizado pelo cirurgião-dentista para tornar os dentes mais claros, ou seja, mais brancos, que causam um efeito iluminado ao remover manchas ou pigmentos amarelados que se instalam nos dentes ao longo dos anos.

Neste artigo, vamos te esclarecer tudo sobre o assunto. Fique mais para saber tudo!

quais os tipos de clareamento dental?

Com o avanço da tecnologia no mercado odontológico, hoje é possível realizar diferentes tipos de clareamento dental.

Para saber qual a forma mais indicada para o seu caso, é preciso ir até ao dentista realizar uma avaliação, para que assim ele possa analisar e verificar o grau de necessidade do procedimento sem que isso cause nenhum tipo de incômodo no paciente.

Veja a seguir quais são os tipos de clareamento oferecidos atualmente pelos dentistas.

clareamento caseiro

Nesse caso, você mesmo realiza a aplicação do gel de clareamento, através de seringas e de uma plaquinha de silicone feita sob medida.

O uso é recomendado para até 8h diárias no período de 21 dias, sendo mais indicado que seja feito durante o sono.

clareamento no consultório:

O processo realizado pelo dentista em consulta, com produto com concentração de peróxido de hidrogênio superior à concentração caseira.

clareamento com associação de técnicas:

O dentista realiza uma parte do procedimento no consultório e a outra fica sob responsabilidade do paciente.

como funciona o clareamento dental?

A indústria da beleza tem feito muitas pessoas procurarem cada vez mais procedimentos estéticos. Por isso, muita gente tem ido até o dentista pedindo pelo clareamento dental.

Apesar da popularidade, é importante o paciente estar ciente como funciona o clareamento, pois após o procedimento é necessário algumas restrições para manter o resultado.

Além disso, a reação química que clareia o sorriso também é importante que o paciente entenda como acontece.

Sendo assim, vamos lá: no clareamento dental, o oxigênio, que é o principal componente dos agentes clareadores, reage quimicamente na estrutura do esmalte dentário, fazendo ele clarear. A concentração aplicada varia de paciente para paciente e por isso a importância de um dentista para acompanhar o processo.

quanto tempo dura o procedimento de clareamento?

O efeito brilhante do clareamento dental pode durar de 1 a 3 anos no sorriso do paciente. Entretanto, tudo vai depender da rotina de cuidados e da alimentação do paciente, que deve evitar uma série de alimentos após o procedimento.

Ao realizar o clareamento dental, você deve esperar no mínimo 1 ano para realizar novamente o procedimento. Isso porque pode causar muita sensibilidade aos dentes.

cuidados pós clareamento dental

Se a sensação de um sorriso mais iluminado é boa, imagina só conseguir manter esse resultado por mais tempo depois de um clareamento dental? Sim, é possível!

Mas para isso acontecer, é super importante que o paciente esteja alinhado com os principais cuidados com os dentes após o clareamento dental, técnica amplamente conhecida e utilizada pela odontologia de modo geral. São eles:

fique longe do cigarro

Fumar pode causar danos não só para a parte estética do seu dente, mas para a saúde bucal e do corpo como um todo.

Para quem quer o dente mais branquinho, é essencial se afastar do cigarro, já que a nicotina altera a coloração dos dentes em uma escala muito maior e mais forte.

evite alimentos altamente pigmentados

Vinho tinto, shoyo, açaí, café… esses são alguns exemplos de alimentos e bebidas que o paciente deve evitar durante e após o clareamento dental.

Como os nossos dentes possuem vários poros, isso permite que a pigmentação penetre através deles pelo esmalte, camada mais externa do dente, causando aquele tom amarelado.

crie uma rotina de higiene bucal

Além de manter os dentes mais saudáveis, a higiene bucal também é essencial para manter os dentes mais branquinhos.

Por isso, é fundamental ter bem definida a rotina de cuidados diários que incluem a escovação dos dentes e o uso do fio dental após as refeições.

A principal dica é sempre escovar os dentes em até 20 minutos, para evitar que pigmentos mais escuros dos alimentos e bebidas fiquem impregnados no dente, alterando sua coloração.

visite o dentista regularmente

O paciente precisa manter as visitas regulares ao dentista. Somente o profissional pode avaliar a saúde bucal e como está o clareamento, além de saber quais são as ações mais indicadas para evitar que o tom de coloração anterior volte.

O que não é recomendado fazer após o clareamento dental?

Não indicamos clareamento dental para menores de 16 anos, já que antes desta idade o esmalte do dente (camada externa) é mais permeável e pode causar maior sensibilidade.

Leia mais: Dicas para manter a saúde bucal em dia

qual o melhor tipo de técnica de clareamento?

Você deve estar se perguntando quais destas opções acima é a melhor, mas todas são devidamente comprovadas cientificamente como eficazes.

A decisão da técnica é feita entre o dentista e o paciente, levando em consideração pontos importantes como disciplina, disponibilidade de tempo e sensibilidade, por exemplo.

o que é peróxido de carbamida?

Se você já procurou saber um pouco mais sobre como clarear os dentes, você já deve ter encontrado nas suas pesquisas um dos principais “ingredientes” do clareamento: o peróxido de carbamida.

O agente químico é um dos mais utilizados na técnica caseira e foi o escolhido pelos nossos especialistas para ser a grande estrela do nosso clareamento, com uma concentração ideal para evitar a sensibilidade no sorriso ao longo do processo.

quais as vantagens de usar o peróxido de carbamida?

Os ativos mais utilizados no processo de clareamento dos dentes são o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio.

Apesar de serem compostos químicos que têm um mesmo efeito estético no sorriso, o peróxido de carbamida promove um menor desgaste mineral e consequentemente uma menor sensibilidade, que é uma das principais queixas dos pacientes quando estão clareando os dentes.

Comparado ao gel clareador à base de peróxido de hidrogênio, o de carbamida possui uma degradação mais lenta e necessita de maior tempo em contato com o substrato dental, proporcionando um efeito clareador por mais tempo.

A concentração ideal do ativo é de 10%, sendo considerada padrão ouro.A duração do tratamento e o tempo para aparecer os resultados do clareamento podem variar entre os pacientes. Isso porque existem vários fatores envolvidos, que podem ir desde a sensibilidade com o uso do produto até às expectativas do cliente.

É importante dizer que todas as recomendações precisam ser rigorosamente seguidas para que o resultado esperado seja alcançado. Grávidas ou lactantes não podem fazer o uso do gel clareador.

como funciona o clareamento caseiro?

O clareamento caseiro é considerado um tratamento "gold standard" na odontologia, ou seja, de alto padrão de excelência - tanto pela eficácia, quanto pela segurança que proporciona ao paciente. Resumidamente, é o resultado de uma reação de oxidação, que libera radicais livres.

Enquanto o oxigênio do peróxido de carbamida é absorvido pelos dentes, ele quebra moléculas pigmentantes formadas por carbono que estão escurecendo o sorriso, fazendo com que as várias cadeias de carbono que estão penetradas sejam transformadas em dióxido de carbono (CO2) e água.

Conforme o oxigênio quebra essas moléculas, elas vão diminuindo de tamanho e refletindo mais luz, gerando a percepção de dentes mais brancos.

passo a passo para usar o peróxido de carbamida

avaliação com o dentista : para iniciar o clareamento dental, é fundamental que o paciente esteja com a saúde bucal em dia, ou seja, sem nenhum tipo de pendência clínica como cáries, inflamações na gengiva, etc.

Além disso, é nesse atendimento que o dentista irá verificar o grau de necessidade do procedimento e escolher a técnica mais indicada

molde das placas de clareamento: para a aplicação do gel de clareamento, é necessário que o paciente tenha plaquinhas onde ele pode depositar o produto, para assim poder deixá-lo no dente.

Tudo é feito sob medida e com um material maleável, para que seja o mais confortável possível.

início do procedimento: após receber o kit de clareamento, é hora de começar um processo de 21 dias em busca do sorriso mais brilhante.

Aqui na SouSmile, recomendamos o uso de até 8h diárias, dependendo do grau de sensibilidade do paciente. Para não atrapalhar a rotina, o indicado é fazer a aplicação durante o sono.

E claro, após o clareamento é importante tomar alguns cuidados para que seus dentes fiquem branquinhos por mais tempo.

Aqui na SouSmile, oferecemos aos nossos pacientes a experiência do clareamento caseiro e também de consultório.

A aplicação do gel em casa, que é uma técnica amplamente conhecida e considerada padrão ouro em odontologia, consiste na entrega de seringas ao paciente com o gel clareador, com uma concentração de peróxido de carbamida de 10%, ou seja, ideal para diminuir o risco de sensibilidade nos dentes.

Com uma plaquinha feita sob medida em mãos, o paciente aplica o gel e fica cerca de 8h diárias com o gel no sorriso.

como funciona o clareamento dental SouSmile?

Nosso gel clareador quebra as moléculas complexas dentro da dentina que causam a descoloração dos dentes.

Recomendamos que a aplicação seja feita no período noturno, ao longo de 21 dias consecutivos, para que você tenha um sorriso brilhante e sem a sensibilidade associada ao tratamento.

Como a placa de clarear é feita sob medida, você pode usar o gel no seu alinhador sem interromper a sua rotina e planejamento

menina negra com caixinha de clareamento dental

dúvidas frequentes

o que é clareamento dental?
Abrir
quanto tempo dura o efeito do clareamento nos dentes?
Abrir
é possível sentir sensibilidade nos dentes após o clareamento?
Abrir
aplicação de gel de clareamento dental

revele um sorriso mais confiante

agende sua pré-avaliação para iniciar a jornada com o aparelho invisível

Todo mundo pode fazer clareamento dental?

Apesar de que a vontade de clarear os dentes seja a maior motivadora para os pacientes que querem realizar o clareamento, é importante saber que para realizar o procedimento o paciente precisa estar com a saúde bucal em dia.

Por isso, a importância do acompanhamento de um profissional. Apenas um dentista especializado poderá realizar a indicação correta da frequência, quantidade de gel clareador a ser utilizada e concentração.

Fora isso, a restrição acontece para alguns públicos específicos, que vão desde pacientes no 1° e no 3° trimestre da gravidez até pacientes com muita sensibilidade dentária e pacientes com retrações gengivais.