Pensamento positivo e os benefícios para sua saúde

Descubra o poder do pensamento positivo e seus incríveis benefícios para a saúde física e mental. Aprenda como cultivar uma mentalidade otimista pode transformar sua vida. Vamos explorar juntos esse caminho para o bem-estar!

categoria Jornada do Sorriso

tempo de leitura 4 minutos

por SouSmile

teste

Manter o pensamento positivo e otimista é um treino diário, principalmente nos dias de hoje. Sabemos também que nem sempre é possível, no caso de estar enfrentando algum desafio ou dificuldade. No entanto, a positividade tem benefícios reais para nossa saúde - e o sorriso tem tudo a ver com esse assunto, né? Sempre que der, olhar o "copo meio cheio" pode fazer maravilhas pelo seu corpo e mente. Veja como!

ultra-smile

O que é positividade?

Ter um pensamento positivo não é neglicenciar a realidade. É esperar pelo melhor e trabalhar de forma prática em cima de fatos negativos, o que muda um pouco a abordagem e visão em cima desses assuntos. Positividade é como um filtro que você coloca para enxergar alguma coisa, e todos os pensamentos podem ter esse viés.

Benefícios da positividade

Diminui o estresse

O estresse está mais ligado ao pensamento negativo, quando você já assume que acontecerá o pior. As emoções relacionadas são angústia, coração acelerado e uma boa dose de cortisol liberada na corrente sanguínea, hormônio do estresse. Quando você escolhe manter a positividade, a tendência é se estressar menos.

Aumenta a imunidade

Um estudo pelo pela University of Wisconsin-Madison mostra que a positividade tem relação direta com nosso sistema imunológico. Nele, os pesquisadores observaram 52 pessoas, e pediram que eles pensassem em algum evento que os deixaram ou muito felizes, ou muito tristes. Em seguida, essas pessoas receberam uma dose de vacina contra a gripe, e foram acompanhadas pelos 6 meses seguintes. O resultado tem a ver com os lados do cérebro: quem pensou em uma lembrança negativa ativou o lado direito do córtex pré-frontal, e consequentemente, desenvolveu menos anticorpos após receber a vacina.

Faz bem para o coração

A relação com o sistema cardiovascular é a mesma do estresse: quem alimenta pensamentos positivos tende a controlar melhor a pressão arterial, o que torna o coração mais saudável. Uma pesquisa feita pela Duke University, com cerca de 800 pacientes com doenças cardíacas, concluiu que aqueles com emoções mais positivas tinham 20% mais chances de viver mais do que quem apresentou uma visão negativa sobre a vida. Embora as razões tenham ficado em aberto, o estudo apontou uma relação direta entre nossas emoções e a saúde física.

Promove o bem-estar

Quando você pensa positivo, de cara já elimina algumas emoções ruins de se manter, como raiva, ansiedade e medo. A positividade tem relação com os hormônios do bem-estar, como a ocitocina e serotonina. Ou seja, esse tipo de visão promove uma sensação física mais leve, sem tantas preocupações.

Combate ansiedade e depressão

Por fim, quando você consegue sustentar o pensamento positivo, os efeitos no organismo podem até combater problemas de saúde mental, como a ansiedade e a depressão. São doenças que dão uma ênfase maior justamente ao negativismo, autocobrança, sentimentos de culpa e tristeza profunda. Viver com a positividade pode te afastar desses problemas - mas lembre-se que, sempre que sentir necessidade, buscar ajuda psicológica é importante!

Sempre que for possível, sorria!

Perguntas frequentes(FAQs):

1- O que é pensamento positivo?

  • Pensamento positivo envolve focar nas coisas boas da vida e manter uma perspectiva otimista, mesmo diante de desafios.

2- Quais são os benefícios para a saúde?

  • O pensamento positivo está associado a uma menor incidência de doenças cardíacas, redução do estresse, fortalecimento do sistema imunológico e maior longevidade.

3- Como posso cultivar o pensamento positivo?

  • Praticar a gratidão, manter um diário de realizações, meditar e rodear-se de pessoas positivas são maneiras eficazes de cultivar o pensamento positivo.

4- O pensamento positivo pode realmente influenciar a saúde mental?

  • Sim, o pensamento positivo pode ajudar a reduzir a ansiedade, a depressão e promover uma maior resiliência emocional.

5- Qual é a importância do pensamento positivo no enfrentamento de desafios?

  • O pensamento positivo permite encarar desafios com uma mentalidade construtiva, promovendo soluções criativas e a perseverança necessária para superá-los.

6- Existe alguma evidência científica que apoie esses benefícios?

  • Sim, estudos mostram uma forte correlação entre otimismo e saúde física e mental. Pessoas otimistas tendem a ter uma melhor qualidade de vida.

7- Posso aprender a ter um pensamento mais positivo?

  • Sim, assim como qualquer habilidade, é possível treinar e desenvolver uma mentalidade mais positiva com prática e persistência.

8- O que fazer se estou tendo dificuldade em manter um pensamento positivo?

  • Buscar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta, pode ser uma ótima maneira de trabalhar na construção de uma mentalidade mais positiva.

Confira outros conteúdos:

Aparelho fixo ou aparelho invisível: como decidir?

Aparelho autoligado ou aparelho invisível: como decidir?

Materiais odontológicos necessários para seu consultório

Implante Dentário: Um guia para o seu sorriso