Menina ensinando como escovar os dentes

como escovar os dentes com aparelho?

saiba como escovar os dentes com aparelho para manter uma boa saúde bucal durante seu tratamento ortodôntico

Quem faz algum tratamento ortodôntico, já sabe: a hora de escovar os dentes com aparelho pode ser tarefa um pouco complicada, principalmente para quem usa aparelho fixo.

Isso acontece porque os bráquetes e o fio de metal de aparelho ortodôntico, se não higienizados com atenção e cuidado, podem sim favorecer o acúmulo de placa bacteriana no sorriso e causar doenças bucais.

Sendo assim, surge a pergunta: Como escovar os dentes com aparelho?

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre como escovar os dentes corretamente quando se usa aparelho. Afinal, é muito importante caprichar na higienização e manter a saúde bucal em dia - apesar da dificuldade em alguns casos.

enxaguante bucal

escolha a escova de dentes ideal

A escova de dentes comum cumpre seu papel na higienização da boca quando você está de aparelho. Embora não alcance toda a superfície e o espaço entre os dentes, onde acumulam-se os restos de alimentos, continua sendo super importante como hábito de saúde bucal, que se complementa com o fio dental.

No caso do aparelho fixo, existem algumas situações que acontecem com mais facilidade com a escova de dentes. Um exemplo é a escova de ficar desgastada mais rapidamente pelo atrito com os bráquetes e fios de metal. Por isso, é importante estar atento ao tipo de escova que você está usando e principalmente se está usando de forma adequada.

A seguir, listamos alguns tipos de escovas de dentes para você saber quais são as diferenças entre os tipos de escova de dentes.

tipos de escova dental

  • Escova interdental: as cerdas são curtas e ficam presas em uma estrutura flexível, que entra atrás do fio de metal e consegue higienizar a superfície dos dentes;

  • Escova ortodôntica: igual uma escova normal, mas as cerdas possuem um espaço no meio, onde se encaixa o bráquete - facilita a escovação em volta dele.

como escovar os dentes

A escova de dentes para quem usa aparelho invisível pode ser comum, com cerdas bem macias e a cabeça pequena, para chegar até os dentes do fundo da boca com facilidade.

Capriche na hora de escovar os dentes com aparelho sempre após as refeições.

quando trocar a escova de dentes?

Agora que falamos sobre os tipos de escova de dentes, você deve estar se perguntando: "quando devo trocar a escova de dentes?".

Segundo estudos, a recomendação é que a escova de dentes seja trocada pelo indivíduo, em média, a cada três meses de uso. Isso porque depois deste período, o acessório além das cerdas desgastadas, pode prejudicar ainda seu funcionamento na remoção da placa bacteriana dos dentes e da gengiva.

Além disso, o uso contínuo da escova por mais de três meses pode fazer com que o objeto acumule bactérias que podem se proliferar e prejudicar sua saúde bucal.

use o fio dental corretamente

O melhor amigo de quem usa aparelho fixo é o passa-fio, acessório ortodôntico parecido com uma agulha, que ajuda a passar o fio através dos bráquetes. No enntanto, algumas marcas também trabalham com um fio dental especial, cujas extremidades são mais resistentes - o que também ajuda na hora de colocá-lo por trás da estrutura do aparelho.

Quem usa o aparelho invisível, que é removível, pode passar o fio dental comum.

Já para ambos os casos o recomendado é usar o fio dental diariamente, pelo menos uma vez ao dia, antes de dormir, e antes de escovar os dentes com aparelho - a escova ajuda a eliminar toda a placa bacteriana que o fio removeu do espaço entre os dentes.

por que é importante manter as visitas ao dentista?

O ideal é fazer uma limpeza caprichada no dentista a cada 6 meses. Só um profissional é capaz de remover toda a placa, tártaro e de fazer uma avaliação clínica do sorriso.

Com profilaxia, que são os cuidados de prevenção, e a aplicação de flúor, a saúde bucal ficap preparada para o próximo semestre. Sem dúvidas, ajuda a turbinar a higienização diária.

No caso de um tratamento ortodôntico, também vale fazer os acompanhamentos e manutenções no período certo, a fim de avaliar o progresso do tratamento e a saúde do sorriso.

use enxaguante bucal

Se você não tem o hábito de usar o enxaguante bucal, isso precisa mudar. O enxaguante bucal é muito importante para manter a saúde da boca, já que também é um meio de prevenir doenças bucais, como cáries, gengivite, placas bacterianas e principalmente mau hálito.

O enxaguante bucal garante um hálito mais fresco e dentes mais saudáveis, sendo essenciais para ajudar as pessoas que usam aparelho fixo, por exemplo. Por já terem mais dificuldade de realizar essa limpeza, o enxaguante pode ser um adicional importante e que faz toda a diferença.

Se você gostou das nossas dicas sobre como escovar os dentes com aparelho, saiba como funciona o tratamento com aparelho invisível a seguir.

aparelho invisível: uma opção mais prática

Se você busca por um tratamento ortodôntico prático, que não atrapalha nem a escovação, o aparelho invisível pode ser a melhor escolha. Sem bráquetes e fios de metal, você pode comer o que quiser e higienizar os dentes sem obstáculos.

O alinhador movimenta o sorriso mais rápido do que o aparelho fixo, já que coloca uma força maior e mais direcionada nos dentes, com resultados a partir do 1º mês.

como escovar os dentes com aparelho

benefícios do aparelho invisível

O aparelho invisível tem seus benefícios e um deles é o fato de ser removível, justamente para facilitar a escovação e não precisar com que os pacientes restrinjam nenhum alimento. Dá para comer de tudo, até maçã e pipoca, sem se preocupar com nada preso no aparelho.

escovar os dentes.

Veja como começar sua jornada aqui na SouSmile:

pré-avaliação virtual

Conversa com nossa equipe de dentistas, para entender se o alinhador é indicado para seu sorriso - não substitui a necessidade de fazer exames presenciais.

avaliação presencial

Scan 3D e raio-X panorâmico, exames que confirmam o diagnóstico e permitem o início do tratamento e planejamento do caso, por nossa equipe de ortodontistas

uso do alinhador

Cada fase deve ser usada por 2 semanas, e os acompanhamentos acontecem a cada 1 mês e meio, alternando entre consultas virtuais e presenciais.

Leia mais:

Como manter em dia a saúde bucal

Tipos de aparelho ortodôntico:

agende sua pré-avaliação

e descubra se o aparelho invisível é indicado para seu sorriso - não substitui a necessidade de fazer a avaliação presencial!