Você sabia que nem sempre os cuidados preventivos de higiene bucal - como a escovação dos dentes e o uso do fio dental - são suficientes para manter a saúde bucal em dia?
Ter um acompanhamento regular de um dentista é também super importante para garantir um sorriso saudável. Neste post, vamos te explicar porque você deve manter as visitas ao seu dentista! Continue a leitura para saber mais.
escova de dentes e fio dental não é o suficiente
Enquanto os hábitos caseiros são essenciais para evitar cáries, mau hálito e inflamações na gengiva, é através das consultas com o seu dentista de confiança que você consegue realizar a limpeza de dentes, uma limpeza mais profunda feita em consultório.
O procedimento é capaz de eliminar placas bacterianas e tártaros que não conseguem ser removidos pela escova e o fio dental e é muito conhecido como profilaxia.
A indicação mais comum é que o paciente faça o procedimento pelo menos 2 vezes ao ano. Mas para quem utiliza aparelhos ortodônticos ou tem inflamações mais recorrentes, pode ser essencial ainda um acompanhamento mais frequente. De qualquer forma, a limpeza dental profissional é recomendada para todas as idades e precisa ser feita de forma periódica.
como é feita a limpeza de dentes?
A limpeza de dentes feita em consultório pelo dentista combina técnicas com instrumentos específicos do procedimento, que estão sempre de acordo com a real necessidade do paciente e a situação do sorriso.
São utilizadas escovas rotatórias, pasta profilática e também o ultrassom odontológico, para que seja feita a raspagem da camada de placa bacteriana e tártaro.
Após isso, é feito um jato de bicarbonato de sódio em toda a boca com água pressurizada, proporcionando uma lavagem profunda de todos os dentes.
Para finalizar, normalmente é feita uma escovação e uso do fio dental, feito pelo próprio dentista no paciente. A consulta tem uma duração de cerca de 30 minutos.
Em crianças, é mais comum ver ainda a aplicação de flúor, que remineraliza os dentinhos e previne os ataques bacterianos.Nos adultos, o flúor também é indicado, mas em casos de muita sensibilidade no sorriso.