Jovem negro sorrindo com aparelho invisivel

saúde bucal em dia: como funciona a limpeza de dentes?

entenda como funciona a limpeza de dentes no consultório odontológico e a importância de ir ao dentista a cada 6 meses

Você sabia que nem sempre os cuidados preventivos de higiene bucal - como a escovação dos dentes e o uso do fio dental - são suficientes para manter a saúde bucal em dia?

Ter um acompanhamento regular de um dentista é também super importante para garantir um sorriso saudável. Neste post, vamos te explicar porque você deve manter as visitas ao seu dentista! Continue a leitura para saber mais.

o que é limpeza de dentes?

Enquanto os hábitos caseiros são essenciais para evitar cáries, mau hálito e inflamações na gengiva, é através das consultas com o seu dentista de confiança que você consegue realizar uma limpeza de dentes.

O procedimento é mais profundo, capaz de eliminar placas bacterianas e tártaros que não conseguem ser removidos pela escova e o fio dental.

Conhecido também como profilaxia, a limpeza dental profissional é recomendada para todas as idades e precisa ser feita de forma periódica.

A indicação mais comum é que o paciente faça o procedimento pelo menos 2 vezes ao ano.

Mas para quem utiliza aparelhos ortodônticos ou tem inflamações mais recorrentes, pode ser essencial ainda um acompanhamento mais frequente.

como é feita a limpeza de dentes?

A limpeza de dentes feita em consultório pelo dentista combina técnicas com instrumentos específicos do procedimento, que estão sempre de acordo com a real necessidade do paciente e a situação do sorriso.

São utilizadas escovas rotatórias, pasta profilática e também o ultrassom odontológico, para que seja feita a raspagem da camada de placa bacteriana e tártaro.

Após isso, é feito um jato de bicarbonato de sódio em toda a boca com água pressurizada, proporcionando uma lavagem profunda de todos os dentes.

Para finalizar, normalmente é feita uma escovação e uso do fio dental, feito pelo próprio dentista no paciente. A consulta tem uma duração de cerca de 30 minutos.

Em crianças, é mais comum ver ainda a aplicação de flúor, que remineraliza os dentinhos e previne os ataques bacterianos.

Nos adultos, o flúor também é indicado, mas em casos de muita sensibilidade no sorriso.

benefícios da limpeza de dentes

Os benefícios da limpeza dental no seu sorriso são muitos.

O procedimento clínico proporciona ao paciente uma garantia de que os seus cuidados caseiros de prevenção de problemas bucais seguirão fazendo esse trabalho preventivo contra as cáries, inflamações, sangramentos gengivais e principalmente o mau hálito.

Nessa consulta você pode ter um panorama maior da saúde do seu sorriso, já que o dentista irá não só remover as placas bacterianas e os tártaros, mas também avaliar a estrutura dentária como um todo.

O dentista consegue até mesmo visualizar se há possíveis sinais de atenção para doenças bucais ou possíveis infecções nos dentes.

Além disso tudo, a limpeza de dentes é também uma forma de autocuidado, que proporciona um sorriso ainda mais bonito e cheio de confiança.

a limpeza de dentes dói?

Algumas pessoas evitam de ir até o dentista pois tem medo de sentir dor ou de ter um desconforto na hora de realizar alguns procedimentos no sorriso.

Por isso,é importante dizer que a limpeza não é um procedimento normalmente doloroso, mas pode sim se tornar desconfortável para quem está com a gengiva muito inflamada ou sensibilidade dentária.

A própria limpeza é fundamental para minimizar qualquer tipo de desconforto nos dentes, já que ela vai ajudar a eliminar as inflamações ou problemas bucais presentes.

vale a pena fazer limpeza de dentes?

A limpeza dental pode fazer sim toda a diferença na saúde do seu sorriso e do seu corpo. O procedimento é fundamental para manter a higienização dos seus dentes em dia e evitar com que doenças bucais se desenvolvam ao longo do tempo.

A consulta é indicada a ser feita a cada 6 meses, é onde o dentista pode olhar o sorriso mais de pertinho e identificar problemas com antecedência.

Enquanto os hábitos caseiros são essenciais para evitar cáries, mau hálito e inflamações na gengiva, essas consultas esporádicas servem para que o profissional possa analisar como anda a saúde bucal do paciente e qual a necessidade de limpeza de dentes.

limpeza de dentes: ajuda a evitar tratamentos clínicos

A saúde bucal em dia previne que novas cáries se alojem nos dentes. A associação da técnica do dentista com uma higiene correta sendo feita diariamente, você corre um risco menor de precisar de um tratamento de canal, restauração ou extração dos dentes

previne inflamações bucais, como periodontite ou gengivite

Com a remoção do excesso de placa bacteriana, que se forma com os resíduos dos alimentos, você previne inflamações graves no seu sorriso

autocuidado

Quem disse que ir ao dentista não é sinônimo de autocuidado? Ao cuidar do sorriso, você revela dentes muito mais brilhantes, exalando muito mais confiança.

qual a diferença entre a limpeza dental simples (profilaxia) e a limpeza dental com raspagem?

Os dois procedimentos periodontais são de prevenção e manutenção de doenças bucais. No entanto, a limpeza de dentes com raspagem é considerada mais profunda, já que envolve mais etapas e remove de maneira mais completa os cálculos e tártaros, caso a paciente esteja com o quadro.

No caso do paciente que já frequenta o dentista regularmente, a tendência é ter menos necessidade de fazer o procedimento mais profundo, já que para existir os tártaros, é necessário um acúmulo de placa bacteriana nos dentes.

“Caso o paciente não tenha o hábito de ir ao dentista regularmente para avaliação e acompanhamento, a placa bacteriana acumulada nos dentes passa por um processo de mineralização e se torna tártaro, condição que frequentemente pode causar inflamações nos tecidos gengivais”, alerta a dra. Thaís Melchior, dentista SouSmile.

O acúmulo de placa bacteriana e de tártaros, pode estar associado a outras doenças bucais, como gengivite, periodontite e outras inflamações. Por isso, é tão importante que o paciente pelo menos a cada 6 meses realize a limpeza com o dentista.

Assim como a skincare, a meditação e o check-up médico, a limpeza dental precisa ser vista como autocuidado, tendo como indicação dos especialistas que ela ocorra de forma regular, ou seja, a cada seis meses.

nossa limpeza dental

avaliação

Assim como toda a experiência SouSmile, nossa limpeza dental acontece em várias etapas. A primeira delas é avaliação com a dentista, que vai analisar se há necessidade de realizar o procedimento no paciente naquele momento.

preparação

Após o diagnóstico, o dentista inicia o procedimento pela paramentação do paciente. São colocados um babador de plástico, um de papel e também óculos de proteção. Depois disso, é oferecido um fone de ouvido, para que ele possa curtir o momento ao som das suas músicas favoritas.

limpeza

O dentista irá realizar a remoção das placas, cálculos ou tártaros no sorriso. A profilaxia, feita com a pasta profilática e escova giratória, vem em seguida, para ajudar na prevenção de doenças bucais. Com essa etapa realizada, o dentista passa o fio dental entre os dentes do paciente e reforça quais são os movimentos ideais.

aplicação de flúor

Apesar de ser muito mais recorrente a aplicação de flúor em crianças, pessoas com idade acima ou igual a 14 anos também podem utilizar o gel do mineral natural. O flúor tem efeito antimicrobiano e ajuda a eliminar bactérias, além de diminuir consideravelmente a chance de desenvolvimento de cáries no sorriso.

Leia mais:

Veja dicas de saúde bucal para um sorriso lindo

Como funciona o clareamento dental

Problemas causados por dentes desalinhados

limpeza dental aparelho invisível

revele o melhor no seu sorriso

agende uma pré-avaliação virtual e saiba se nossa tecnologia funciona para o seu caso