contencao-ortodontica

o que é apinhamento dental?

saiba por que acontece o apinhamento dental e como resolver os dentes tortos

o que é apinhamento dental?

Apinhamento dental é uma condição dentária em que o paciente não possui espaço suficiente na sua arcada para que os seus dentes fiquem retinhos.

As causas são diversas e os níveis de complexidade também, sendo bem comum que o apinhamento seja um fator importante para a decisão de iniciar um tratamento para alinhar os dentes.

“Quando a dentição muda e se torna permanente, os dentes nascem ocupando os espaços que eram dos de leite, mas nem sempre esse espaço é suficiente. Como resposta biológica, o dente faz inclinações e giros para que essa acomodação seja feita”, explica a dentista SouSmile Gabriela Prado.

Apesar de muito atrelado ao ponto de partida estético, é importante dizer que o apinhamento dental pode também causar problemas de saúde bucal, como cáries, acúmulo de tártaro, complicações na gengiva e até mesmo danos à respiração.

quais são os tipos de apinhamento dental?

Existem três tipos de apinhamento dental existentes, sendo possível defini-los de acordo com a forma que foram gerados, ou seja, com suas causas.

apinhamento dental primário

O apinhamento dental primário é aquele que vem por questões genéticos, ou seja, de forma hereditária. Quem tem casos na família com problemas de apinhamento, provavelmente poderá ter filhos com a mesma necessidade de correção dental.

Portanto, para evitar qualquer problema na infância por conta da dentição, é sempre indicado que os pais estejam atentos aos filhos desde os primeiros anos de idade, para que possam fazer qualquer intervenção preventiva.

apinhamento dental secundário

Este tipo apinhamento dentário é causado por maus hábitos advindos da infância, ou seja, são adquiridos nos primeiros anos de vida. Pode ocorrer pelo fato da criança chupar chupeta ou até mesmo os polegares.

Além disso, outra forma de ter esse tipo de apinhamento dentál é quando há a perda prematura de dentes de leite. Isso porque quando ainda falta um tempo para que os dentes permanentes aparecendo, fazendo com que dentes adjacentes tenham tempo para se movimentar e assim causar o apinhamento.

apinhamento dental terciário

Este acontece normalmente na adolescência ou início da vida adulta. Trata-se de quando os dentes sisos começam a nascer e não possuem espaço suficiente na arcada dentária. Eles acabam deslocando toda a dentição e provocam um desalinhamento geral dos dentes.

quais são os graus de apinhamento dental?

Além de identificar o tipo de apinhamento dental, o profissional dentista também avalia o grau de complexidade do caso a ser tratado, pois isso definirá quais as melhores técnicas para tratar o problema e ainda qual será o tempo necessário para cuidar do sorriso do paciente.

Sendo assim, temos 3 tipos de apinhamento dental: ligeiro, moderado ou grave.

  • Ligeiro: até 3 mm em falta
  • Moderadoo: entre 3 e 5 mm em falta
  • Grave: mais de 6 mm de espaço

principais causas do apinhamento dental

genética

A genética denomina o tamanho dos dentes e da arcada dentária. Caso alguma dessas formações aconteça de forma desproporcional, os dentes podem não ter espaço suficiente para crescerem na posição correta.

saiba como corrigir o apinhamento dental

Para a correção de casos de apinhamento dental, é necessário que o indivíduo busque um tratamento ortodôntico ideal para o seu sorriso, que deve ser orientado um profissinal ortodontista.

Esta missão pode ser mais fácil nos dias de hoje, já que existem diversos tipos de tratamento oferecidos nos consultórios odontológicos. Com o avanço da tecnologia, quem decide colocar aparelho nos dentes tem mais opções que no passado, em que o aparelho fixo normalmente era o mais indicado para todos os tipos de casos, sobretudo para apinhamento dental.

Assim como outros problemas dentários, o apinhamento dental é uma condição que tem tratamento e que pode ser resolvida. Neste sentido, uma das principais formas de corrigir os dentes é optar pelo tratamento ortodôntico.

A seguir, listamos tipos de tratamento ortodôntico que podem ser possibilidades para o paciente que deseja alinhar os dentes.

aparelho fixo

O aparelho fixo exerce pressão sobre a arcada dentária através do fio metálico e dos bráquetes. Normalmente, é recomendado para pacientes que precisam corrigir tanto os dentes tortos quanto a má oclusão (ação de abrir e fechar a boca).

O tempo médio de duração do tratamento dura entre 2 a 3 anos. De acordo com pesquisa realizada pela SouSmile, o valor no mercado para um tratamento de 12 meses do aparelho fixo está custando em média R$3830*, levando em consideração o valor das consultas de manutenção mensais, que normalmente variam entre os profissionais.

Informações obtida através de pesquisa interna com 40 dentistas da SouSmile em dezembro de 2021.

aparelho lingual

Este tipo de tratamento tem uma técnica bem semelhante à técnica do aparelho fixo, no entanto, ele não aparece no sorriso.

Pode ser indicado para quem precisa corrigir problemas na dentição, a exemplo do apinhamento, no entanto é para quem não quer ter o sorriso metálico.

O aparelho fica na parte interna dos dentes, diretamente em contato com a língua. Normalmente o tempo médio de duração do tratamento é de 2 anos, com consultas mensais de manutenção.

O tratamento pode durar de 8 meses a até 2 anos, dependendo do caso e do grau de complexidade. O valor no mercado para um tratamento completo com aparelho lingual com duração de 12 meses custa em média R$15.500*.

Informações obtida através de pesquisa interna com 40 dentistas da SouSmile em dezembro de 2021.

aparelho lingual

aparelho móvel

O aparelho móvel é um dispositivo removível feito sob medida. Ele fica encaixado no céu da boca e pode ser retirado na hora das refeições.

Neste caso, o tratamento é recomendado para estimular ou inibir o desenvolvimento da dentição em relação à arcada. Muito indicado para crianças e adolescentes, o aparelho móvel corrige o apinhamento e outros problemas de raiz ortodôntica.

aparelho móvel

aparelho invisível

O aparelho invisível é a opção mais moderna do mercado da ortodontia. Também chamado de alinhador invisível ou aparelho transparente, a técnica consiste em aplicar pressão no dente que precisa se alinhar, diferente dos outros tipos de aparelho que exercem uma pressão sob toda a arcada.

O aparelho invisível é recomendado para casos leves a severos de apinhamento dental. O maior benefício em relação aos outros tipos de aparelho é principalmente a rapidez, já que ele alinha os dentes em cerca de 8 meses. Além disso, sua transparência também é incomparável com os outros tipos de tratamento.

O tratamento com os alinhadores duram cerca de 8 meses. O valor no mercado para um tratamento de 12 meses pode variar bastante de acordo com a marca do aparelho invisível. Você pode conferir os valores da SouSmile aqui.

homem com aparelho invisivel representando a jornada de uso do produto

como tratar o apinhamento dentário em crianças?

O apinhamento dental pode surgir por várias causas. No entanto, a ortodontia pode ser uma ótima aliada para prevenir essa falta de espaçamento no sorriso.

Neste sentido, é recomendado que crianças a partir dos 5 anos façam visitas regulares ao dentista. Assim, o profissional poderá acompanhar cada passo da jornada do paciente e verificar como anda o desenvolvimento do seu sorriso e da mordida.

Através de exames essenciais, como o raio-x, por exemplo, o dentista consegue visualizar ainda como está a estrutura óssea da criança e consegue indicar algum tipo de tratamento interceptivo, que é justamente voltado para crianças que ainda não possuem toda a dentição permanente.

A ortodontia interceptiva para tratar o apinhamento dos dentes e é super indicada para crianças com o maxilar mais estreito, ou com algum sinal de problema com o palato.

o que acontece se não houver correção do apinhamento dental?

Considerado algo bem comum, o apinhamento dental normalmente aparece durante a infância, quando os dentes ainda não são permanentes. No entanto, é importante olhar para a condição dentária com um certo tipo de preocupação quando o indivíduo já está com a dentição formada.

De acordo com ortodontistas, o paciente com os dentes tortos pode ter mais dificuldade para realizar uma higienização adequada e eficiente, o que aumenta a placa bacteriana e contribui para o surgimento de cálculo dental, infecções na gengiva, e até mesmo problemas de mordida.

é preciso usar a contenção ortodôntica no final do tratamento?

Sem dúvidas, a resposta é sim. Em todos os casos de correção ortodôntica é necessário que o paciente utilize a contenção após o fim do tratamento.

A contenção ortodôntica mantém a posição alcançada com o aparelho e previne que os dentes voltem para a posição antiga, ou seja, o dispositivo garante a você que seus dentes não entortarão novamente.

como prevenir o apinhamento dental?

Em primeiro lugar, é importante dizer que isso depende do tipo de apinhamento dental.

Em caso de condições hereditárias, que se manifestam nos primeiros anos de vida, ou seja, ainda na infância, o recomendado é ter o acompanhamento profissional de um ortodontista, para que esse dentista possa analisar e o desenvolvimento dos dentes e ossos do maxilar e saber se haverá espaço para os dentes crescerem de forma alinhada.

Já o apinhamento secundário e terciário, que acabam acontecendo devido à maus hábitos, podem ser evitados da seguinte forma:

  • Estimule seus filhos a não chuparem os polegares oferecendo outros tipos de atividades interativas;

  • Faça visitas regulares ao dentista para acompanhar o desenvolvimento dos dentes;

  • Faça um raio-x panorâmico regularmente para acompanhar o nascimento dos sisos;

  • Não deixe de usar o aparelho de contenção após o tratamento ortodôntico.

qual é o aparelho mais eficaz para tratar o apinhamento dos dentes?

O aparelho dental mais eficaz será aquele que irá se adequar melhor à rotina do paciente e também aos seus objetivos de tratamento.

Dessa forma, é fundamental uma conversa franca entre o ortodontista e o paciente.

O número de possibilidades de tratamento é alto, e por isso, é necessário que o indivíduo interessado faça uma análise do material usado para fazer o aparelho, do valor do tratamento completo, quais são as orientações de uso e até mesmo o tempo previsto de duração, além de claro do visual oferecido pelo aparelho ortodôntico.

Para quem busca mais modernidade e discrição, pode ser interessante buscar pelos modelos mais discretos, como o aparelho de safira, porcelana, ou o aparelho invisível. No entanto, é necessário entender que os aparelhos que são fixos sempre exigirão mais cuidados com a saúde bucal e tem maior necessidade de manutenções com o dentista, para evitar danificações ao longo da jornada.

Para quem não tem problemas com a disciplina de uso, o aparelho invisível também é uma boa opção, pois possui várias vantagens em relação aos outros tipos de aparelho que são fixos em boca.

mulher com aparelho transparente

revele seu sorriso com transparência

diga adeus ao apinhamento dental com o aparelho invisível