Dente amarelo: conheça os motivos e saiba como evitar

Ter dentes amarelados é uma condição dentária bem comum, principalmente na vida adulta, devido à alimentos e outras substâncias que consumimos na nossa rotina. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o texto e fique por dentro das opções de tratamento!

dentes amarelados

Apesar de ser bem natural que os dentes fiquem amarelados ou manchados ao longo do tempo, ainda sim é difícil achar alguém que não se incomode com esse fator no sorriso, não é verdade?

Embora não seja uma condição dentária em que há riscos para o paciente ou que cause problemas graves de forma isolada, prevenir os dentes amarelados é também uma forma de garantir mais saúde bucal, impulsionando não só uma boa aparência para o sorriso mas também mais bem-estar e uma melhor autoestima.

Por que o dente fica amarelo?

Em primeiro lugar, vale dizer que as causas das manchas ou amarelamento dos dentes são várias, e por isso, apenas um especialista pode analisar os contextos do paciente e diagnosticar de forma mais assertiva.

Bem mais comum na fase adulta, é fundamental ressaltar que este pigmento amarelado ou amarronzado se for o caso, nem sempre significa hábitos ruins de saúde bucal. Veja a seguir alguns outros fatores que podem ser levados em consideração.

Herança Genética

Você já reparou o formato dos dentes dos seus pais? e a coloração do sorriso deles? Muitas pessoas não consideram o fator genético para a causa dos dentes amarelados, porém é preciso ressaltar que existem casos de pessoas com a condição por herança familiar.

Da mesma forma que alguém pode ter uma maior tendência a ter os dentes amarelados, outros também podem ter dentes mais branquinhos sem tantos cuidados com os hábitos de higiene durante o dia a dia.

O que vai determinar a verdadeira cor do seu dente, além dos seus hábitos de forma geral, é a tonalidade da dentina - uma camada mais interna do esmalte do dente que cobre e protege os dentes.

Fumar cigarro

O fumo tem diversos malefícios para a nossa saúde e é claro que nossos dentes não ficariam imunes aos efeitos do cigarro.

A nicotina, fumaça e outras substâncias acabam ficando acumuladas no esmalte do dente, desgastando e causando manchas à longo prazo.

Alimentação

Optar por alimentos altamente pigmentados também pode deixar você os dentes amarelados, sobretudo se eles forem ricos em açúcar.

Alimentos como café, refrigerantes, molho shoyo, vinhos e outros industrializados possuem aditivos químicos e corantes artificiais capazes de detonar o aspecto iluminado dos seus dentes.

Medicamentos

Até mesmo um remédio pode deixar seus dentes amarelados. Alguns medicamentos possuem substâncias que facilitam o amarelamento do sorriso, como é o caso dos antibióticos.

A recomendação é estar sempre atento para comunicar seu médico e seu dentista caso aconteça alguma mudança no seu sorriso após ingerir determinado tipo de medicamento.

Hábitos ruins de higiene bucal

A falta de limpeza dos dentes é um dos principais fatores para ter dentes amarelos, isso é um fato.

Dessa forma, quem mantém por muitas horas o acúmulo dos resíduos de alimentos nos dentes naturalmente terá um sorriso com menos aspecto de saudável e pode ter problemas sérios.

Neste sentido, é super importante as visitas ao dentista de sua confiança, pois ele saberá como realizar uma limpeza mais profunda e orientar como melhorar essa higienização ao longo da rotina.

Envelhecimento

A idade avançada pode aumentar as chances de ter dentes amarelados. Isso porque com o tempo o esmalte do dente vai perdendo o brilho por conta do desgaste que os dentes sofrem diariamente.

Como prevenir e evitar o dente amarelo?

Se você quer manter o branco iluminado do sorriso ou quer evitar que os dentes fiquem ainda mais amarelados, pode ficar tranquilo. Veja a seguir algumas ações que podem te ajudar a ter dentes mais branquinhos:

  • opte por mais alimentos naturais e não industrializados; ou seja, mais saudáveis e nutritivos

  • não fume;

  • evite o consumo excessivo de álcool e açúcar;

  • tome cuidado com os alimentos e as bebidas com muito corante;

  • não deixe de escovar os dentes após após todas as refeições;

  • use pastas de dente com ativos clareadores;

  • visite o seu dentista a cada seis meses para uma limpeza mais profunda.

Como tratar os dentes amarelos?

A odontologia vem avançando a cada dia que passa e hoje já desenvolveu diversas possibilidades para solucionar os dentes amarelos. O paciente interessado em fazer algum procedimento no sorriso deverá fazer uma avaliação com seu dentista de confiança para saber qual a tática mais indicada.

Normalmente, o clareamento dental é uma opção que oferece resultados bem satisfatórios, sendo um dos tratamentos mais comuns da odontologia. O paciente pode optar pela opção de realizar o clareamento ou de forma caseira, sob orientações, ou no consultório, com uso de substâncias mais concentradas.

Dicas de como manter a saúde bucal e deixar os dentes brancos

Manter os hábitos de higiene bucal já fazem muita diferença para o seu sorriso. São gestos simples na rotina, que mudam completamente a saúde dos seus dentes e podem prevenir doenças graves na boca. São eles:

  • Escovar os dentes após as refeições;

  • Usar fio dental pelo menos 1x ao dia;

  • Usar enxaguante bucal sem álcool ou corante;

  • Ir ao dentista a cada 6 meses realizar uma limpeza.

Ressaltamos a importância do acompanhamento de um profissional dentista tanto para realização de procedimentos quanto para diagnosticar qualquer caso. Esperamos que você tenha aprendido algo nesse post! ;)