Alinhador dental transparente: uma alternativa discreta aos convencionais

Está pensando em alinhar o sorriso mas não quer usar o aparelho tradicional? O alinhador dental transparente pode ser a melhor opção para você!

categoria Ortodontia

tempo de leitura 8 minutos

por Marina Mendes

aparelho transparente scan 3d

O que é um alinhador?

Alinhador dental transparente, ou aparelho invisível, é uma opção popular de tratamento ortodôntico que utiliza placas de poliuretano removíveis e feitas sob medida para alinhar os dentes.

Com sua aparência discreta, os alinhadores estão se tornando cada vez mais uma escolha popular para quem deseja corrigir o sorriso sem a aparência metálica dos aparelhos tradicionais.

O tratamento é realizado em etapas, com a troca dos alinhadores a cada duas semanas de acordo com o progresso das movimentações.

Os alinhadores podem corrigir uma variedade de problemas dentários, incluindo dentes tortos, espaços entre os dentes, mordida cruzada, mordida aberta e outros problemas de oclusão, sendo adequado tanto para casos simples quanto complexos.

Quanto custa um alinhador?

O custo dos alinhadores invisíveis pode variar dependendo de vários fatores, como a gravidade do problema ortodôntico a ser corrigido e a duração do tratamento.

É sempre recomendável conversar com um ortodontista para obter uma estimativa precisa do custo do tratamento com alinhadores invisíveis, bem como para discutir as opções de pagamento disponíveis, como planos de parcelamento ou financiamento.

Para que serve o alinhador transparente?

O alinhador transparente tem como função principal corrigir a posição dos dentes e dar uma nova harmonia e aparência para o sorriso.

Além de melhorar a saúde bucal do paciente, uma vez que dentes alinhados são mais fáceis de limpar e menos propensos a cáries e doenças gengivais, o tratamento é tão discreto que colabora para que a autoestima dos pacientes também fique renovada, principalmente se você não quiser usar o aparelho tradicional.

A seguir, veja quais são as principais diferenças entre os alinhadores e o aparelho fixo metálico.

Qual a diferença entre aparelho fixo e alinhador invisível?

Existem diversas diferenças entre o aparelho fixo metálico e o alinhador invisível. Estrutura, tempo de tratamento, número de manutenções no dentista, etc. No entanto, a principal diferença entre esses tratamentos ortodônticos é o modo como eles funcionam para movimentar os dentes.

Enquanto o aparelho fixo é composto por bráquetes colados aos dentes e um fio metálico que passa por eles, que é apertado periodicamente pelo ortodontista para guiar os dentes à sua posição correta, o alinhador invisível trata-se de uma série de alinhadores transparentes feitos sob medida para os dentes do paciente, que são trocados a cada 14 dias e gradualmente vão movendo os dentes para a posição correta.

No quesito higiene bucal, também há diferença. O alinhador invisível por ser removível permite uma higiene bucal mais fácil em comparação com o aparelho fixo. O paciente fica sem obstáculos no sorriso. Além disso, o alinhador invisível também pode ser considerado mais confortável, pois não há fios ou bráquetes que podem quebrar por conta da alimentação e nem possíveis machucados na boca.

Ambos os tratamentos são eficazes para corrigir problemas de desalinhamento dental, no entanto a avaliação de um dentista ainda torna-se imprescindível. O profissional saberá qual é a melhor opção para o paciente a partir do seu caso e de suas preferências.

alinhador invisivel

Como funciona o alinhador dental transparente?

Muita gente fica curiosa sobre o funcionamento do alinhador transparente. "Como é possível uma plaquinha movimentar um sorriso?" A seguir, explicamos como isso acontece.

Em primeiro lugar, é importante dizer que o tratamento começa com a realização de uma avaliação do paciente, incluindo radiografias, fotografias e moldes dos dentes. A partir dessas informações, o ortodontista elabora um plano de tratamento personalizado, que será feito através de um software digital.

Com base nesse plano de tratamento, são criados uma série de alinhadores transparentes, cada um com uma leve variação em relação ao anterior, que são usados progressivamente para mover os dentes para a posição desejada.

Cada alinhador é usado por cerca de duas semanas, durante a qual ele aplica uma pressão suave aos dentes, movendo-os gradualmente em direção à posição desejada. Depois de duas semanas, o alinhador é trocado por outro, e assim por diante, até que o tratamento esteja completo e os dentes estejam alinhados na posição correta.

Durante o tratamento, o paciente deve usar os alinhadores por pelo menos 22 horas por dia, removendo-os apenas para comer e escovar os dentes. É importante seguir as instruções do ortodontista cuidadosamente para garantir que o tratamento progrida de forma eficaz.

Aqui na SouSmile, maior marca nacional de alinhadores invisíveis do país, tudo começa com uma pré-avaliação virtual, em que você pode conversar com um dentista para saber mais sobre o seu caso.

O profissional irá avaliar se o alinhador invisível é a melhor opção para o paciente, e caso seja, é indicada a realização de exames necessários para uma avaliação mais profunda da arcada dentária.

Para diferenciar os tipos de casos que são corrigidos, existem no momento três planos de tratamento: Light, Smart e Plus.

Quais são os tipos de tratamento do alinhador SouSmile?

Atualmente a SouSmile trata casos simples a complexos de alinhamento, espaçamento e mordida.

Por isso, foram criados os planos de tratamento referentes a cada complexidade.

  • Plano Light - Para casos leves de apinhamento e espaçamento dos dentes e correções de problemas leves na mordida.

  • Plano Smart - Casos moderados de apinhamento e espaçamento dos dentes e correções moderadas na mordida.

  • Plano Plus - Casos severos de apinhamento e espaçamento dos dentes e correções moderadas na mordida, associadas a problemas ortodônticos mais significativos.

Para saber qual o mais indicado para o seu caso, você deve realizar uma avaliação.

Quais são os benefícios do alinhador SouSmile?

A SouSmile é uma marca de alinhadores transparentes que oferece diversos benefícios para os pacientes em busca de um tratamento ortodôntico discreto e eficaz.

Aqui estão alguns dos principais benefícios do alinhador SouSmile:

  1. Transparência: Os alinhadores são feitos de um material transparente e discreto, que se encaixa perfeitamente nos dentes e quase não pode ser percebido quando usado.

  2. Conforto: Os alinhadores são feitos sob medida para cada paciente, o que significa que eles são confortáveis ​​de usar e não causam irritação ou desconforto.

  3. Resultados rápidos: O tratamento com os alinhadores pode produzir resultados em um período relativamente curto de tempo, com a maioria dos pacientes vendo resultados em apenas alguns meses.

  4. Higiene bucal facilitada: Como os alinhadores são removíveis, eles facilitam a higiene bucal, permitindo que você escove e use o fio dental como de costume.

  5. Acompanhamento online: A SouSmile oferece um acompanhamento online para os pacientes, permitindo que você converse com um ortodontista em tempo real e tire dúvidas sobre o tratamento a cada 1 mês e meio.

  6. Mais acessível: A SouSmile oferece uma opção de tratamento ortodôntico mais acessível do que muitos outros métodos de alinhamento dentário.

  7. Tratamento personalizado, feito por ortodontistas: Cada plano de tratamento é elaborado com base em uma avaliação completa do sorriso e das necessidades de cada pessoa.

Em quais casos posso utilizar o aparelho invisível da SouSmile?

Como foi dito acima, o aparelho invisível da SouSmile funciona para casos de alinhamento, espaçamento e mordida.

Sendo assim, se você tem dentes tortos, espaçados ou maloclusão dentária, você já pode utilizar dos alinhadores invisíveis da SouSmile.

alinhador invisivel

Como os alinhadores transparentes são feitos sob medida para cada paciente?

Para iniciar qualquer tratamento ortodôntico, seja com alinhador invisível ou com o aparelho convencional, são exigidos exames específicos para que o dentista analise o caso e finalize o diagnóstico.

Aqui na SouSmile, os exames essenciais são o raio-x panorâmico, que produz uma imagem tomográfica da estrutura facial do paciente, e o escaneamento intraoral, conhecido como Scan 3D, um exame que substitui o molde de massinha de forma muito mais tecnológica e confortável.

Pelas imagens obtidas com esse aparelho scanner, o ortodontista sabe exatamente quais movimentações serão necessárias e planeja o caso.

Utilizamos a tecnologia CAD/CAM, sigla em inglês que significa desenho e fabricação assistidos por computador. Ela permite que o ortodontista responsável pelo planejamento prepare o modelo e faça todo o plano de um caso ortodôntico no computador, para que depois o envie para a impressão com apenas um clique e simplificando todo o processo. 

O scan 3D parece uma caneta com uma câmera na ponta, em que o dentista passa pelos seus dentes para conseguir enxergá-los de pertinho. O equipamento produz cerca de 6 mil fotos por segundo, permitindo que o profissional tenha uma melhor visualização do sorriso.  


Essas imagens trimendisionais do sorriso facilitam muito ao dentista na hora de concluir o diagnóstico. Com uma imagem mais fiel da boca do paciente e um resultado digital, o dentista não corre o risco de ter erros ou falhas na hora de registrar o sorriso e fazer os moldes sob medida

Como potencializar os efeitos do tratamento?

Para ter um tratamento de sucesso, é necessário usar os alinhadores na frequência correta (22h/dia) e não deixar de comparecer as consultas de acompanhamento a cada 3 meses.

Caso seja necessário utilizar acessórios como elásticos, também é imprescindível que o paciente faça o bom uso para garantir os melhores resultados.

Como colocar e retirar o alinhador?

Colocar e retirar o alinhador invisível pode parecer um pouco desafiador no início, mas com prática e seguindo as orientaçõesa, você se acostumará rapidamente.

Aqui estão alguns passos básicos para colocar e retirar o alinhador invisível:

Para colocar o alinhador invisível:

  1. Lave bem as mãos antes de manusear o alinhador invisível.

  2. Insira o alinhador na parte superior dos dentes, pressionando-o suavemente para que ele se ajuste perfeitamente.

  3. Em seguida, empurre gentilmente o alinhador para baixo nos dentes inferiores, verificando se ele está encaixado corretamente.

  4. Use as pontas dos dedos para pressionar suavemente o alinhador invisível em todos os dentes, garantindo que esteja bem ajustado.

Para retirar o alinhador invisível:

  1. Lave bem as mãos antes de manusear o alinhador invisível.

  2. Coloque os dedos indicadores nos dois lados do alinhador invisível, perto dos molares superiores ou inferiores.

  3. Puxe o alinhador com cuidado e suavidade para frente e para baixo, até que ele se solte dos dentes.

  4. Depois de retirar o alinhador invisível, lave-o com água fria e uma escova de dente macia, antes de guardá-lo em sua caixa de transporte.

É importante lembrar da importância de seguir as instruções do seu ortodontista em relação à higiene bucal e à troca dos alinhadores invisíveis para obter os melhores resultados no tratamento.

Confira outros Conteúdos:

Sorria sem medo com o aparelho transparente

Como Funciona o Aparelho Transparente

Mitos e verdades sobre o aparelho transparente