aparelho móvel ou aparelho invisível: como decidir?

saiba como funciona cada aparelho e qual a melhor proposta para o seu sorriso

Para quem prioriza o alinhamento dos dentes com uma maior facilidade na hora da higienização, tanto o aparelho móvel quanto os alinhadores invisíveis podem ser opções viáveis.

Mas ainda sim, para escolher o melhor tratamento ortodôntico para o seu sorriso, é fundamental saber as diferenças e principais características de cada aparelho dental.

como funciona o aparelho móvel

Feito de uma estrutura de resina, o aparelho móvel é planejado pelo ortodontista a partir de um molde da boca do paciente e um fio de aço inoxidável. Sua principal diferença se dá no tipo de movimentação, que em relação ao aparelho fixo acabam sendo menores e menos complexas. Além disso, a técnica tem potencial para auxiliar o paciente em problemas de mastigação, na fala, na respiração e até mesmo na deglutição dos alimentos.

Ao contrário do que muitos pensam, o aparelho móvel não é utilizado apenas na infância. Ele possui uma função ortodôntica muito parecida com o aparelho fixo em alguns casos, já que também tem a função de realizar movimentações na arcada dentária. No entanto, não são recomendados em casos mais complexos.

Por ser removível, exige uma maior disciplina, sendo essencial tirá-lo apenas quando for extremamente necessário. Em alguns casos, pode atrapalhar na fala do paciente, por conta da placa de resina no céu da boca.

  • Quais casos são tratados?

Além da correção de posição dos dentes, o aparelho móvel pode ser indicado para estimular o crescimento ósseo. Outra possibilidade para esse tipo de aparelho é que ele pode ser um complemento após o uso do aparelho fixo, para manter os resultados alcançados.

  • Quanto custa o aparelho móvel?

O custo do aparelho móvel pode ser diferente de consultório para consultório. De qualquer forma, ao realizar o orçamento é essencial levar em consideração as consultas presenciais que acontecem mensalmente

diferenças para o aparelho invisível

O aparelho invisível é uma opção de tratamento ortodôntico mais estético pela sua transparência e pela ausência de fios metálicos e bráquetes no sorriso. Ele é removível, o que facilita a higienização dos dentes na rotina e ainda garante uma maior praticidade. Mas existem outros pontos super importantes que também precisam ser analisados:

  • Conforto

O aparelho invisível se destaca pelo conforto, por não precisar de bráquetes ou fios metálicos para realizar as movimentações. Além disso, aqui na SouSmile utilizamos o Poliuretano, um material mais confortável e com mais precisão na movimentação, feito sob medida para o seu sorriso.

  • Transparência

O aparelho móvel apesar de não conter bráquetes, ainda possui um arco ortodôntico metálico que passa no meio do sorriso. Com os alinhadores invisíveis, você garante o alinhamento do seu sorriso sem nenhum fio metálico nos seus dentes.

  • Preço

Para analisar o preço do aparelho móvel é necessário avaliar o valor do dispositivo mais o custo das consultas de manutenção, que acontecem pelo menos uma vez ao mês. Aqui na SouSmile, o valor inclui não só todas as fases do aparelho dental transparente como também todas as consultas, sejam elas presenciais ou virtuais.

  • Previsibilidade

Com os alinhadores invisíveis, o planejamento do seu caso é feito de forma digital, através de um software virtual. Sendo assim, antes de iniciar o tratamento é possível visualizar uma simulação de como ficará o seu sorriso no final da jornada.

agende sua pré-avaliação

e descubra se o aparelho invisível é indicado para seu sorriso - não substitui a necessidade de fazer a avaliação presencial!