cuidados necessários durante o uso do aparelho ortodôntico móvel
Muitas pessoas acreditam que o uso do aparelho móvel é simples e não exige grandes cuidados. Porém, isso não é verdade.
O primeiro ponto importante a ser destacado é a responsabilidade que o paciente precisa ter com o tratamento.
Além de precisar de disciplina e comprometimento do uso, existem outros fatores que podem influenciar diretamente no funcionamento do aparelho dental.
A higienização do dispositivo é o principal deles, por exemplo.
A seguir, listamos alguns hábitos que devem ser seguidos para que não haja transtornos durante o uso do aparelho ortodôntico móvel.
1. a higiene do aparelho móvel deve ser prioridade
Quando o paciente inicia o tratamento com o aparelho móvel, é normal que o dentista destaque a importância da higienização do dispositivo.
Isso acontece por conta da facilidade de restos alimentares grudarem no aparelho. Portanto, é essencial que os cuidados com a rotina de escovação sejam redobrados.
Para limpar o aparelho móvel, é bem fácil: basta a sua própria escova de dentes e a pasta dental.
“A limpeza do aparelho pode ser feita uma vez ao dia, com enxaguante bucal ou com a própria escova de dentes do paciente, fazendo movimentos leves circulares”, revela a dentista SouSmile Drª Gabriela Prado.
Para quem deseja uma limpeza mais profunda, basta imergi-lo em meio copo de enxaguante bucal.A água deve estar fria ou em temperatura ambiente, nunca aquecida. Isso porque o calor pode deformar a resina do aparelho e prejudicar o seu tratamento.
2. é preciso ter disciplina durante o uso do aparelho móvel?
Como o próprio nome já diz, o aparelho móvel permite que o paciente possa retirá-lo a qualquer momento. E é por isso que o tratamento passa a exigir muita energia do paciente!
Caso o paciente fique por muitos dias sem usar o aparelho, isso pode ser prejudicial no tratamento, tornando bem possível que o dispositivo não encaixe mais na arcada dentária.
Isso acontece porque os nossos dentes se mexem milimetricamente todos os dias, e pequenas movimentações imperceptíveis aos olhos, podem fazer toda a diferença na adaptação do aparelho em boca.
A atitude pode aumentar o tempo de tratamento consideravelmente também.
Sendo assim, é essencial que o paciente tenha em mente que o aparelho móvel deve ser retirado apenas quando for realmente necessário, como para limpeza do acessório ou para a hora das refeições. Portanto, vale destacar: o resultado do tratamento também depende muito do comportamento do paciente.