aparelho lingual ou aparelho invisivel

aparelho lingual ou aparelho invisível: o que vale mais a pena?

saiba as diferenças de cada tipo de aparelho dental para decidir a melhor experiência para o seu sorriso

Ao concluir o diagnóstico do seu sorriso com o dentista, é chegada a hora de decidir qual a melhor opção de tratamento ortodôntico para você. É muito comum, nesse momento, ficar em dúvida de qual aparelho dental seria o ideal. Para quem quer discrição, é comum ficar na dúvida entre o aparelho lingual ou aparelho invisível, pois são umas das opções mais modernas.

Apesar do ponto em comum, há muitas diferenças que precisam ser analisadas antes de decidir qual tratamento seguir.

Neste artigo, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre os tratamentos e te ajudar a decidir qual o aparelho mais indicado para o seu sorriso e para a sua rotina. Continue a leitura!

o que é aparelho lingual e como funciona?

O aparelho lingual é uma alternativa para quem precisa corrigir uma queixa no sorriso, mas não quer um aparelho que fique visível.

A estrutura consiste em bráquetes colados na superfície interna dos dentes, para dentro da boca, e acaba sendo bastante discreto - embora possa causar alterações na fala.

Se comparado ao aparelho fixo, o método do aparelho atrás dos dentes tem algumas semelhanças, como o uso de peças metálicas. No entanto, a diferença está na forma como os mecanismos são colocados na boca.

Normalmente o aparelho lingual é muito indicado para atletas, podendo ser usado nas duas arcadas.

Apesar da discrição, o posicionamento do aparelho o torna um pouco mais frágil, o que faz com que seja contraindicado para crianças.

Além disso, pode não ser tão prático para a saúde bucal. Como ficado colado nos dentes, é preciso redobrar a atenção com a higiene do aparelho para não acumular resíduos de alimentos que possam provocar o acúmulo de placas bacterianas e inflamações na gengiva.

quais casos são tratados com o aparelho lingual?

A tecnologia do aparelho lingual trata os mesmos casos do aparelho fixo, ou seja, tanto casos de mordida quanto de alinhamento e espaçamento. A indicação só vai depender dos hábitos da pessoa, que deve redobrar a atenção para não comer alimentos muito duros e caprichar na escovação.

Sendo assim, o aparelho lingual trata casos leves e severos, com uma média de duração de tratamento de até 3 anos.

quanto custa o aparelho lingual?

Os valores de um tratamento com aparelho lingual variam por conta da influência direta das diferentes técnicas para a colocação do aparelho. Além disso, é necessário avaliar no orçamento o custo das consultas de manutenção, que também precisa estar no orçamento do paciente na hora de escolher o aparelho dental.

quais as principais vantagens do aparelho lingual?

O aparelho lingual é um tipo de aparelho estético que é mais confortável para o paciente, quando comparado ao aparelho fixo tradicional.Por isso, é super indicado para esportistas, que estão constantemente fazendo movimentos bruscos.

Mas essa não é a única vantagem para quem usa esse tipo de aparelho dental. Veja outros benefícios a seguir.

O aparelho lingual pode ser utilizado em ambas as arcadas dentárias

Quem quer corrigir o alinhamento de uma só arcada, o aparelho lingual também é válido.

é mais facil acompanhar as mudanças no sorriso

Pela ausência de bráquetes, o paciente consegue visualizar melhor as movimentações dos dentes ao longo do tratamento ortodõntico. O clareamento dental, por exemplo, pode ser feito também enquanto acontece o uso do aparelho, sem grandes dificuldades.

impercetível

Por ser imperceptível e ficar atrás dos dentes, o aparelho lingual não projeta os lábios para frente, como é o caso do aparelho fixo metalico.

quais as principais desvantagens do aparelho lingual?

valor do aparelho lingual

Apesar do valor do aparelho ortodôntico sempre variar muito de acordo com vários fatores, um fato é que o aparelho lingual é mais caro que o modelo tradicional. Toda a colocação do aparelho precisa ser feita de maneira personalizada, exigindo assim uma especialização do ortodontista responsável.

desconforto inicial e possíveis machucados

Apesar de não ter bráquetes, ainda sim existe um fio metálico na boca do paciente. Essa superfície pode entrar em atrito com a língua, causando desconfortos e até machucados no início do tratamento.

mudanças na fala

O aparelho lingual pode afetar a dicção e a fala no início do tratamento. Isso porque o contato do aparelho com a língua causa certo estranhamento, fazendo com que o paciente tenha dificuldade para produzir alguns sons.

Diferenças entre o aparelho lingual e o aparelho invisível

O aparelho invisível é uma opção de tratamento ortodôntico moderna, prática e que favorece a estética, já que não possui fios metálicos e bráquetes no sorriso. Ele é removível e isso facilita a higienização dos dentes na rotina. Mas existem outros pontos super importantes que também precisam ser analisados, são eles:

Qual o aparelho dental mais confortável?

O aparelho invisível se destaca pelo conforto, por não precisar de bráquetes ou fios metálicos para realizar as movimentações. Além disso, aqui na SouSmile utilizamos o Poliuretano, um material mais confortável e mais preciso, que é feito sob medida para o seu sorriso.

Qual o aparelho dental é mais barato?

Para analisar o preço do aparelho lingual é necessário avaliar o valor da colocação do aparelho mais o custo das consultas de manutenção, que acontecem pelo menos 1 vez ao mês.

Qual aparelho dental tem melhores resultados?

Com os alinhadores invisíveis, o planejamento do seu caso é feito de forma digital, através de um software virtual. Sendo assim, antes de iniciar o tratamento é possível visualizar uma simulação de como ficará o seu sorriso no final da jornada.