Aparelho ortodôntico para adolescentes

aparelho ortodôntico para adolescentes

saiba por que o aparelho invisível pode ser uma alternativa para alinhar seus dentes de forma discreta na melhor fase da vida

A adolescência é uma fase em que o jovem descobre o mundo, forma sua identidade e finalmente encara as coisas como elas são. Além de novas preocupações que surgem com o futuro, a aparência também normalmente vira uma questão, fazendo com que muitos decidam finalmente cuidar do sorriso nessa fase da vida.

O aparelho ortodôntico para adolescentes é sido algo comum, já que esse é um momento da vida bem oportuno tanto em questão de rotina quanto também em relação à arcada dentária, que muitas vezes ainda está em formação.

Neste artigo, vamos te guiar neste assunto e te apresentar alguns problemas de manter os dentes tortos e porque você deveria usar o aparelho invisível, um dos mais modernos do mercado. Continue a leitura para saber mais!

por que tratar os dentes tortos?

Os dentes tortos - ou dentes encavalados, como são chamados pela linguagem popular - podem afetar diversas funções do nosso corpo, principalmente a longo prazo.

Muitos desses problemas aparecem já na vida adulta, ocasionando em alguns casos complicações decorrentes de falta de cuidado com os dentes.

Por isso, é tão indicado o aparelho ortodôntico para adolescentes. Alguns problemas podem surgir, são eles:

problemas com a respiração

Os dentes desalinhados podem ter origem de uma deformação na estrutura óssea do paciente, impactando diretamente na sua respiração. Dessa forma, os pacientes com essa condição dentária podem ter mais facilidade para terem doenças respiratórias

má digestão Complicações ortodônticas que modificam o desenvolvimento da dentição podem comprometer a mastigação, afetando diretamente a digestão, já que ela começa pela boca.

dores de cabeça

Os dentes desalinhados podem deixar a articulação da sua mandíbula comprometida.

Em alguns casos mais severos, é possível sentir fortes dores na região da cabeça, zumbidos no ouvido e estalos na hora de abrir a boca

higiene bucal comprometida

Com os dentes desalinhados, existe uma facilidade maior para que restos de alimentos fiquem alojados entre os dentes e a gengiva, facilitando a proliferação de bactérias e consequentemente de placas bacterianas.

O acúmulo dessas placas pode gerar tártaros e inflamações na gengiva, são doenças bucais.

jovens sorrindo com aparelho invisivel após realizar planejamento digital

qual a idade ideal para usar aparelho?

Não existe uma idade correta para iniciar o tratamento ortodôntico ou uma idade limite.

No entanto, nossa equipe de dentistas recomenda o aparelho invisível para pessoas com mais de 14 anos, porque antes dessa idade, a arcada dentária ainda está se consolidando e pode não corresponder às movimentações planejadas por nossos ortodontistas.

Além disso, contamos com a disciplina do adolescente, que deve ficar com o alinhador 22 horas por dia - sem o uso correto, é mais difícil de atingir bons resultados.

causas de dentes tortos

Os dentes podem ficar tortinhos por uma série de fatores.

Pode ser por herança genética, alguns pequenos hábitos de infância - como mamadeira, chupeta ou chupar o dedo; perda óssea conforme a faixa etária; respiração oral - feita pela boca, e até mesmo o bruxismo.

Quem já usou aparelho ortodôntico durante a infância ou adolescência, por exemplo, pode ainda ter os dentes tortos por conta do uso incorreto da contenção, que é fundamental para estabilizar a movimentação dos dentes.

aparelho invisível para alinhar os dentes: uma boa opção para adolescentes

O aparelho invisível substitui o fixo e pode ser uma ótima opção de aparelho ortodôntico para adolescentes.

Os chamados alinhadores invisíveis tratam casos de alinhamento, espaçamento e mordida, desde casos leves aos mais severos.

É removível, prático e um tratamento bem mais discreto que os outros do mercado, fruto de um avanço da ortodontia digital.

O aparelho é produzido a partir de um planejamento feito por ortodontistas experientes, em um software de computador, a partir das imagens do scan 3D - exame que digitaliza o sorriso e tira até 6 mil fotos por segundo dos dentes.

Aqui na SouSmile, contamos com a melhor equipe de profissionais e já temos mais de 60 unidades em todo o Brasil, entre unidades próprias e dentistas parceiros.

Nosso time de ortodontistas trabalham com jornadas personalizadas, para atender da melhor forma a necessidade de cada sorriso.

benefícios do aparelho invisível

Para os adolescentes, usar os alinhadores tem uma série de benefícios, que vão de encontro ao estilo de vida. Mais prático, discreto e sem restrições, ele se encaixa perfeitamente no sorriso e na rotina.

alinhadores invisíveis para alinhar dentes
  • transparente e discreto

O aparelho invisível é transparente e fica muito discreto nos dentes - dá para sorrir em fotos, ir em festas e apresentar trabalhos na escola sem preocupações.

Aqui na SouSmile, os alinhadores são feitos de poliuretano, material considerado padrão ouro na odontologia.

Ele não reflete brilho e tem maior resistência a manchas, quando comparado com o material convencional, o PET-G.

  • removível e prático

O alinhador deve ser retirado para comer e não requer restrições alimentares.

Está liberado comer frutas e até a pipoca do cinema! Basta andar sempre com a caixinha, para guardá-los corretamente.

Outra vantagem é que fica mais fácil escovar os dentes e passar fio dental, sem que nenhum obstáculo atrapalhe a higienização.

  • jornada digital e previsível

O tratamento com alinhadores é planejado por ortodontistas, a partir das imagens do scan 3D - exame que digitaliza o sorriso e substitui o molde convencional de massinha.

A partir do planejamento, é gerada uma simulação, que mostra como os dentes irão se movimentar em cada fase.

Além disso, enviamos notificações para que a pessoa lembre de trocar de fase e agendar o próximo acompanhamento - dá para ver tudo no celular.

  • confortável e sem bráquetes

O aparelho fixo, que tem bráquetes colados nos dentes, pode machucar a boca por dentro e até precisar de manutenções - se algum bráquete cair, ou se soltar dos fios de metal.

Já os alinhadores são feitos sob medida, muito mais confortáveis do que o fixo e com menos imprevistos, do jeito que os adolescentes gostam.

Percebeu como o aparelho invisível é a melhor solução de aparelho ortodôntico para adolescentes?

como começar o tratamento?

aparelho ortodontico para adolescentes

pré-avaliação virtual

Conversa com nossa equipe de dentistas, para entender se o alinhador funcionará para o sorriso de cada pessoa - não substitui a necessidade de fazer exames presenciais.

avaliação presencial

São feitos o Scan 3D, que digitaliza o sorriso e substitui o molde convencional de massinha, e raio-X panorâmico, exames que confirmam o diagnóstico e possibilitam o início do tratamento e o planejamento digital do caso.

uso do alinhador

Cada fase deve ser usada por 14 dias, e os acompanhamentos são feitos a cada 1 mês e meio, alternando entre consultas virtuais e presenciais.

No final da jornada, entra em cena a placa de contenção - o primeiro par está incluso no tratamento.

Agende sua pré-avaliação e saiba se funciona para você!

Leia mais: Quanto tempo demora para alinhar os dentes?

Leia mais: aparelho ortodôntico para formandos

agende sua pré-avaliação virtual

e descubra se o aparelho invisível é indicado para seu sorriso - não substitui a necessidade de fazer a avaliação presencial!