problemas causados por dentes desalinhados

confira como os dentes tortos impactam na sua saúde

Ter um sorriso alinhado pode sim aumentar sua autoconfiança, autoestima e te proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida na sua rotina.

Mas antes da estética, existe um ponto que não pode ser esquecido: dentes desalinhados podem afetar a sua saúde de várias formas.

Uma simples dor de cabeça ou a dificuldade de usar o fio dental pode se tornar um problema bem maior, caso você não utilize um aparelho ortodôntico para corrigir o alinhamento dos seus dentes.

problemas causados por dentes desalinhados:

mulher sorrindo e apontando para o alinhador nos dentes

Os dentes tortos - ou encavalados, como são chamados pela linguagem popular - podem afetar diversas funções do nosso corpo.

Problemas com a respiração

Os dentes desalinhados podem ter origem de uma deformação na estrutura óssea do paciente, o que impacta diretamente na sua respiração. Sendo assim, pacientes com essa condição dentária podem ter mais facilidade para terem doenças respiratórias

Má digestão

Complicações ortodônticas que modificam o desenvolvimento da dentição podem comprometer a mastigação, afetando diretamente a digestão, já que ela começa pela boca.

Dores de cabeça

Os dentes desalinhados podem deixar até mesmo a articulação da sua mandíbula comprometida.

Em alguns casos mais severos, é possível sentir fortes dores na região da cabeça, zumbidos no ouvido e estalos na hora de abrir a boca

Problemas na coluna

Quem imagina que os dentes tortos podem te dar dores até mesmo na coluna?

O desconforto pode ter a ver com o impacto dos dentes desalinhados na cabeça, já que nesse caso existe uma tendência a contrair a musculatura.

Em casos mais severos, as dores podem ir ainda para as costas, joelhos e pés

Higiene bucal comprometida

Com os dentes desalinhados, existe uma facilidade maior para que restos de alimentos fiquem alojados entre os dentes e a gengiva, facilitando a proliferação de bactérias e consequentemente de placas bacterianas.

O acúmulo dessas placas pode gerar tártaros e inflamações na gengiva

Leia mais: Como alinhar dentes

causas do desalinhamento dos dentes

mulher sorrindo com o aparelho invisível SouSmile

Os dentes podem ficar desalinhados na arcada dentária por uma série de fatores.

Entre eles estão a herança genética, os hábitos de infância - como mamadeira, chupeta ou chupar o dedo; perda óssea conforme a faixa etária; respiração oral - feita pela boca, e até mesmo o bruxismo.

Em pacientes que já utilizaram o aparelho ortodôntico durante a infância ou adolescência, por exemplo, o desalinhamento dos dentes pode ser causado pelo uso incorreto da contenção, que é essencial para estabilizar a movimentação dos dentes ou o nascimento dos sisos, que podem precisar de mais espaço do que existe na arcada dentária.

Leia mais: Quanto tempo demora para alinhar os dentes

agende sua pré-avaliação virtual

e descubra se o aparelho invisível é indicado para seu sorriso - não substitui a necessidade de fazer a avaliação presencial!