Tudo sobre raspagem de língua: benefícios e como fazer

Entenda como o hábito de raspar a língua pode contribuir com a sua saúde de modo geral

categoria Saúde Bucal

tempo de leitura 4 minutos

por Marina Mendes

raspagem-de-lingua

Você sabia que cuidar da sua saúde bucal pode ir muito além da escovação dos dentes e do uso do fio dental?

A raspagem de língua, prática milenar da cultura indiana, é um hábito de higiene fundamental para incluir na sua rotina. Além de eliminar as células mortas e bactérias que se acumulam principalmente durante o sono, o método de limpeza tem uma série de benefícios para a saúde oral e até mesmo para a digestão.

Neste artigo, vamos te apresentar os principais benefícios da raspagem de língua e te mostrar porquê é essencial que você tenha o hábito no seu cotidiano.

O que é raspagem de língua?

A raspagem de língua é a remoção da saburra lingual, aquela película esbranquiçada que aparece na superfície da língua após as refeições e principalmente quando acordamos.

A camada representa o acúmulo de diversas bactérias, toxinas e outros microorganismos que foram trazidos do sistema respiratório, digestivo e nervoso para serem excretados pelo nosso corpo. Por isso, a raspagem de língua tem sido cada vez mais recomendada pelos dentistas.

Quais são os benefícios da raspagem de língua?

Existem vários benefícios da raspagem de língua. A seguir, vamos te apresentar alguns.

  • Aumenta a sensibilidade aos sabores dos alimentos: O primeiro impacto da raspagem de língua está no desbloqueio dos poros e das papilas gustativas. Com uma maior salivação, você vai identificar melhor os sabores e isso vai colaborar para uma melhor digestão

  • Combate o mau hálito:Com a retirada de restos de alimentos, gorduras e proteínas, que causam mau cheiro, a tendência é o hálito ficar muito mais fresco naturalmente.

  • Melhora sua saúde bucal: A remoção das bactérias alojadas na superfície da língua ajudam na prevenção de cáries, doenças gengivais e outras condições que afetam o seu sorriso.

  • Uma nova aparência para a sua língua: Sem acúmulo de saburra, a sua língua volta à cor natural, com aspecto rosadinho

Como fazer a raspagem de língua?

O primeiro passo para fazer a raspagem da língua é ter a ferramenta indicada - um raspador de língua.

Ele tem um formato parecido com o de uma colher invertida, podendo ser de plástico, cobre ou aço inoxidável.

Caso você não tenha um em casa, também é possível recorrer a uma colher ou a sua própria escova de dentes.

O efeito não será o mesmo do raspador, mas você conseguirá remover uma parcela das bactérias acumuladas.

É indicado que você faça o procedimento principalmente ao acordar, antes de ingerir qualquer tipo de líquido, seja água ou café. Você vai gastar cerca de 2 a 3 minutos para a raspagem.

Passo a passo para fazer a raspagem de língua

  1. Em frente a um espelho, abra bem a boca e coloque a língua para fora

  2. Coloque a parte mais arredondada do raspador na parte de trás da sua língua, de forma delicada e suave

  3. Com o raspador no final da língua, puxe-o lentamente para a frente, em direção à ponta da língua, aplicando uma leve pressão

  4. Após a primeira raspagem, é importante higienizar o raspador. Você pode lavá-lo ou usar uma toalha

  5. Repita o movimento com o raspador até ter feito em toda a superfície da língua. Você pode fazer o movimento até 3 vezes, caso sinta necessidade.

  6. Lave o seu raspador com água morna e sabão, para remover os microrganismos

  7. Seque e guarde em um local limpo e seco

  8. Siga com a sua rotina de higiene bucal: escove os dentes e use o fio dental

Alguns cuidados importantes

  • Não compartilhe o seu raspador: O objeto é extremamente pessoal, assim como a sua escova de dentes

  • Aplique o raspador com suavidade: Caso você aplique com muita pressão e força, você pode deixar sua língua cortada ou machucada de alguma forma. Não é comum que a língua fique ferida ou super sensível com a raspagem.

  • Não use o raspador se a sua língua estiver machucada: Em caso de feridas ou problemas crônicos na língua, consulte o seu dentista

Problemas durante a raspagem de língua

Ao iniciar um novo hábito, é normal que as pessoas fiquem tensas com possíveis riscos. Com a raspagem de língua, isso não é diferente. Uma das maiores preocupações de quem começa a raspar a língua é se o ato vai trazer algum incômodo ou reflexo, já que é necessário passar o raspador de língua por toda a superfície.

Se você ficou com medo ou com ânsia de vômito durante o procedimento, existe algo de errado. É recomendado que você não coloque o raspador de língua muito para trás da língua, ou seja, pode ser melhor que você raspe do meio até a ponta. Não há problemas de começar aos poucos, já que tudo pode ser uma questão de costume para o seu corpo.

Além disso, algumas pessoas relatam o medo de se cortar com o raspador de língua. Neste caso, a recomendação é sempre verificar se as bordas do objeto estão regulares e sem texturas àsperas. É necessário que você esteja sempre de olho nisso, para evitar surpresas durante a prática.

Outro ponto importante é a pressão aplicada na língua. É super importante que o movimento seja feito de forma leve, para que não prejudique as papilas gustativas ou machuque a pele. Opte sempre por movimentos suaves e vá aumentando a pressão aos poucos.