Melhores (e piores) alimentos para sua saúde bucal
Já parou para pensar que tudo o que comemos passa diretamente por nossos dentes e gengiva?
Alimentação e saúde bucal
Os componentes de alguns alimentos podem ser um pouco agressivos para nossa saúde bucal, aumentando a tendência às cáries, inflamações na gengiva e outros problemas. Manter uma boa higienização é fundamental, escovando os dentes após cada refeição e usando o fio dental diariamente, mas ainda assim, o excesso de alguns ingredientes pode ser prejudicial a longo prazo. Veja como proteger seu sorriso com o melhores alimentos, e quais deles devem ser evitados, de acordo com um artigo da University of Rochester.
Os melhores alimentos
Frutas e vegetais ricos em fibras
Leite e derivados
Chás verde e pretoChiclete sem açúcar
As fibras são fundamentais para manter os dentes limpos, além de promover a salivação. A saliva é responsável por neutralizar a formação de ácido em nossa boca, após a ingestão de alimentos com açúcar, o que impede o desgaste dos dentes. Além disso, ela também restaura minerais dos dentes que podem sofrer com a acidez. O mesmo processo acontece com o leite e seus derivados, como queijos e iogurtes! Já os chás são uma boa opção, pois atacam as bactérias que se instalam na superfície dos dentes, formando a placa bacteriana. Se você gosta de chicletes, escolha os sem açúcar - eles ajudam na salivação e removem resíduos de alimentos que ficam presos nos dentes.
Os piores alimentos
Doces e alimentos ricos em açúcar
Alimentos muito macios
Bebidas industrializadas com açúcar
Bebidas alcoólicas
Frutas ácidas
Já sabemos que o açúcar é o maior ingrediente que afeta nossos dentes, prato cheio para a formação de cáries. Por isso, doces muito açucarados devem ser ingeridos com moderação. Fique de olho também em doces muito grudentos, como caramelos, que ficam impregnados nos dentes. Se não puder escovar logo após comer um docinho, faça um bochecho com água, que ajuda a eliminar os resíduos de alimentos que sobram na boca. Os alimentos macios também podem ficar presos nos dentes, como pães e biscoitos muito moles. O caso das bebidas alcoólicas está relacionado à salivação: o álcool inibe a produção de saliva, o que desequilibra a reposição mineral dos dentes. Por fim, a acidez de algumas frutas, como o limão, podem afetar o esmalte dos dentes, camada mais externa.
Independente do cardápio, mantenha uma boa higiene bucal e visite seu dentista regularmente ;)