contencao-ortodontica

o que é contenção ortodôntica?

saiba por que é tão importante usar a contenção ortodôntica após o fim do tratamento ortodôntico

A contenção ortodôntica é um dispositivo super importante e que deve ser usado por qualquer pessoa que alinhe os dentes com um tratamento ortodôntico.

Feita para manter a nova posição que os dentes alcançaram com o aparelho dental, a contenção ortodôntica precisa ser utilizada porque nosso sorriso tem uma ótima memória, tendo assim uma tendência que os dentes voltem para a posição antiga.

A contenção atua nos dentes evitando novas movimentações, sendo assim essencial para que a estrutura óssea e os tecidos da boca se adaptem e se estabilizem com o novo posicionamento do sorriso.

tipos de contenção ortodôntica: contenção móvel

A contenção móvel é feita com o mesmo material do aparelho transparente, sendo bem semelhante ao aparelho. Esse tipo de contenção proporciona ao paciente praticidade, principalmente para quem já tem aderência ao aparelho removível.

Tem a vantagem de poder ser retirada para comer e para escovar os dentes. No entanto é necessário utilizá-la o tempo recomendado pelo dentista, para que não coloque os resultados do tratamento em risco.

Nos primeiros 3 meses após o tratamento ortodôntico, o uso é de pelo menos 22horas/dia. Aós esse período, recomendamos o uso noturno.

mulher usando o aparelho invisível

contenção ortodôntica fixa

A contenção ortodôntica fixa é mais prática para quem não se adapta com a rotina de um aparelho móvel.

Ela é colocada na parte inferior dos dentes, através de um fio metálico bem fininho colado com resina ortodôntica.

Apesar de não destacar esteticamente no sorriso, este tipo de contenção acaba acumulando com mais facilidade os resíduos da alimentação. Por isso, o paciente precisa estar sempre atento com a higiene bucal, para que não desenvolva doenças bucais ou inflamações na região.

cuidados de higiene com a contenção

Para quem faz uso da placa de contenção móvel, indicamos que a limpeza diária deve ser feita com a própria escova de dentes e pasta dental.

Em caso de uma higienização mais profunda, é recomendado o uso de enxaguante bucal sem corante e água corrente.

É fundamental também não deixar o aparelho de contenção fora de uma caixinha apropriada, já que assim ele pode ficar mais suscetível à bactérias.

Já para quem utiliza a contenção fixa, é importante redobrar os cuidados na escovação e também no uso do fio dental, para evitar a formação de placas bacterianas na região.

contenção ortodôntica: com que frequência devo trocar?

Recomendamos trocar de plaquinhas a cada 6 meses, para garantir que não há desgaste e que a contenção está estabilizando os dentes na posição correta.

Leia mais: A importância da raspagem de língua

Mulher sorrindo com o aparelho transparente SouSmile

revele seu sorriso com o aparelho invisível

agende sua pré-avaliação virtual e saiba se funciona para o seu sorriso