aparelho de safira ou aparelho invisivel

aparelho de safira ou aparelho invisível: como decidir?

veja as principais características de cada tratamento para escolher o mais adequado para o seu sorriso

Alinhar os dentes nem sempre precisa ser uma experiência indiscreta e marcada por um sorriso metálico, característico do aparelho convencional. Para quem busca um tratamento mais estético, o aparelho de safira ou o aparelho invisível podem ser opções bem interessantes, já que as técnicas buscam ser uma versão de tratamento ortodôntico mais modernos e tecnológicos.

Neste artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o aparelho de safira e mostrar as principais diferenças desse tipo de aparelho estético para o aparelho invisível, uma opção mais moderna e mais discreta. Continue a leitura para saber mais!

o que é o aparelho de safira?

O aparelho de safira é um aparelho dental em que os bráquetes são feitos de cristal de safira - um material transparente e mais estético. Ele apresenta as mesmas indicações que o aparelho fixo e também precisa do arco ortodôntico em fio metálico para orientar as movimentações dos dentes, mas a sua principal diferença para o aparelho de porcelana é a sua cor translúcida.

Em questão de resistência, o método de safira é tão resistente quanto o convencional. No entanto, é necessário manter os cuidados com certos alimentos para não ter nenhum problema com os bráquetes.

quais casos são tratados com o aparelho de safira?

O aparelho de safira pode ser indicado para qualquer tipo de tratamento com necessidade de intervenção ortodôntica, já que a sua diferença está na estética do aparelho.

A seguir, listamos alguns casos mais comuns em que é recomendado o uso do aparelho de safira. São eles:

mordida cruzada

Mordida cruzada é uma condição dentária em que alguns dentes superiores ficam encaixados para dentro dos dentes inferiores, causando assim um cruzamento na mordida do paciente.

Deve ser tratado o quanto atnes, pois em casos mais severos, esse tipo de mordida pode causar desgaste nos dentes e na gengiva, levando à perda óssea e doenças periodontais que afetam o organismo como um todo.

mordida profunda

A mordida profunda acontece quando os dentes de cima cobrem totalmente os dentes de baixo, na posição de mordida. Em casos de mordida muito profunda, pode chegar a causar desgaste nos dentes e problemas na articulação do maxilar.

apinhamento

Também chamado de "dentes encavalados", o apinhamento dental trata-se da condição dentária em que os dentes ficam tortos por não haver espaço suficiente na arcada dentária para eles se alojarem. Pode acontecer por uma série de causas, desde herança genética até habitos de infância.

mordida aberta

A mordida aberta trata-se de uma condição dentária em que os dentes não se tocam na frente, em posição de mordida. Normalmente, pode causar problemas de mastigação de certos alimentos e da fala, por conta da posição da língua, que fica entre os dentes.

overjet

O overjet acontece quando, em posição de mordida, os dentes da arcada superior ficam projetados em relação aos da arcada inferior, causando a impressão de queixo para dentro. Em casos mais severos, pode impedir o fechamento dos lábios e causar dores nas articulações da mandíbula.

diastema

O diastema é aquele espacinho entre os dentes frontais, que muitas pessoas apresentam durante a infância. Causada por desalinhamento ou pela perda de um ou mais dentes, o diastema se configura como um espaçamento, que dependendo do seu tamanho pode implicar ou não em riscos à saúde bucal.

quanto custa o aparelho de safira?

O valor do aparelho de safira varia de acordo com a marca e com o profissional responsável pela colocação do aparelho dental. Assim como o aparelho convencional, é necessário colocar no orçamento o valor das consultas de manutenção, que são mensais e servem para acompanhar a movimentação do sorriso.

quais as diferenças do aparelho de safira para o aparelho invisível?

O aparelho invisível é uma opção de tratamento ortodôntico mais moderno e estético pela sua transparência e pela ausência de fios metálicos e bráquetes no sorriso. Ele é removível, o que facilita a higienização dos dentes na rotina e ainda garante uma maior praticidade no cotidiano. Mas existem outros pontos super importantes que também precisam ser analisados, são eles:

qual aparelho dentário é mais confortável?

O aparelho de safira é uma proposta mais estética pelos bráquetes translúcidos, mas o aparelho invisível dispensa bráquetes ou fios metálicos para realizar as movimentações, o que dá muito mais conforto para o paciente. Para uma jornada confortável, aqui na SouSmile utilizamos o Poliuretano, um material maleável com precisão na movimentação, feito sob medida para o seu sorriso

qual aparelho dental é o mais discreto?

O aparelho de safira tem bráquetes translúcidos, mas ainda possui um arco ortodôntico metálico que passa no meio do sorriso. Com os alinhadores invisíveis, você garante o alinhamento do seu sorriso sem nenhum fio metálico nos seus dentes.

qual o aparelho dental mais barato: aparelho de safira ou aparelho invisível?

Para analisar o preço do aparelho de safira é necessário avaliar o valor também o custo das consultas de manutenção, que acontecem pelo menos 1 vez ao mês. Aqui na SouSmile, o valor inclui não só todas as fases do aparelho dental transparente como também todas as consultas, sejam elas presenciais ou virtuais.

qual o melhor tipo de aparelho dental?

O aparelho dentário mais indicado para o seu sorriso será aquele em que está n]ao só alinhado com as suas expectativas de resultado, mas também em que você consegue visualizar melhor dentro da sua rotina.

Sendo assim, é super importante uma conversa entre o dentista/ortodontista e o paciente, para que ambos pensem juntos qual a opção mais indicada para o caso, levando em consideração a complexidade do sorriso e o que é fundamental para quem está usando o aparelho.

aparelho de safira ou aparelho invisivel

alinhe seus dentes com o aparelho invisível

mais conforto e praticidade para a sua rotina - agende sua pré-avaliação com um dentista SouSmile!